Publicado por Redação em Dental - 28/06/2011

Rinite alérgica afeta posição dos dentes

 

Crianças que sofrem de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho ortodôntico. A inflamação das mucosas do nariz não afeta diretamente a dentição, mas geralmente causa obstrução nasal.
 
Com o nariz "entupido", a criança respira pela boca, e isso pode provocar má oclusão (posicionamento inadequado) dos dentes.
 
A ortodontista Cláudia Feitosa de Souza da Cunha Cintra concluiu que essa conseqüência da rinite é freqüente. Para sua tese de mestrado, defendida na Faculdade de Medicina da USP, ela analisou 76 crianças, de sete a 14 anos, com rinite. Entre elas, 68% apresentam apinhamento dentário (dentes desalinhados) e 58%, bruxismo (ranger de dentes durante o sono).
 
Se a criança respira pelo nariz, o ar exerce pressão sobre o palato (céu da boca). Se a respiração é bucal, não há pressão, e o palato tende a ser mais profundo, o que altera a posição das maxilas - ossos nos quais os dentes estão fixados - e da dentição, explica Cintra.
 
O bruxismo também está associado à respiração pela boca. A rinite alérgica pode causar um edema que fecha a tuba auditiva, dando a sensação de ouvido "tampado". De dia, a tuba auditiva permanece aberta graças à mastigação, à deglutição e aos bocejos. Durante o sono, engolir saliva evita que a tuba se feche. Respirar pela boca, porém, causa ressecamento. Com menos saliva, a criança range os dentes para manter a tuba aberta.
 
O edema nasal provocado pela rinite é outro fator de risco para problemas ortodônticos, pois prejudica a circulação sangüínea, diz Cintra. Os ossos alveolares, que dão suporte à raiz dos dentes, recebem menos sangue, o que pode adiantar ou atrasar a troca da dentição e fazer com que os dentes permanentes se desalinhem. Além disso, o edema nasal propicia o aparecimento de olheiras, porque o sangue se acumula na região sob os olhos.
 
Cintra alerta que a má oclusão dentária em crianças com rinite alérgica não é solucionada apenas com um aparelho ortodôntico. Segundo ela, a criança deve ser tratada também por um otorrino ou um alergologista para diminuir os edemas e normalizar a respiração.
 
Fonte: odontologika.uol.com.br | 28.06.11

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde libera mais recursos para área odontológica

Verba beneficiará 18 estados brasileiros e facilitará a compra de vários equipamentos odontológicos

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco

Dental, por Redação

Odontologia proporcionando sorrisos

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).

Deixe seu Comentário:

=