Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/01/2011

Rio de Janeiro tem cinco novos Centros para Saúde do Trabalhador

por Saúde Business Web
07/01/2011

Unidades ajudam a implementar nos municípios ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças do trabalhador

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que o Estado ganhou mais cinco Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), totalizando 15 postos.

Os centros ajudam a implementar nos municípios ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças do trabalho, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e demais doenças adquiridas durante o expediente, a notificar acidentes ocorridos em serviço, e o tratamento e a reabilitação dos trabalhadores. De acordo com a secretaria, os centros são vinculados à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e têm o objetivo de inserir a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador da Sesdec, Lise Barros Ferreira, as novas unidades serão de administração municipal, assim como outros nove centros já existentes. Apenas um CEREST é administrado pelo Estado e esta unidade coordena as demais do Rio de Janeiro, reunindo os representantes dos centros municipais, apoiando e acompanhando os técnicos.

Os novos CERESTs, habilitados no dia 30 de dezembro pelo Ministério da Saúde, estão localizados na Região Noroeste, em Itaperuna; na Metropolitana II, em Maricá; na Serrana I, em Nova Friburgo; na Serrana II, em Petrópolis; e na Centro Sul, em Três Rios. Além desses municípios, a rede está presente no Rio de Janeiro, com duas unidades; na Região Metropolitana II, em Niterói; na Metropolitana I, em Nova Iguaçu e Duque de Caxias; na Região das Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; na Norte, em Campos dos Goytacazes; na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis; e na Médio Paraíba, em Volta Redonda.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta popular sobre SUS tem 700 mil assinaturas

O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa publica novas regras para protetores solares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira, as novas regras para fabricantes de protetores solares. Entre as mudanças, está o aumento do Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de dois para seis.

Saúde Empresarial, por Redação

Uma em seis pessoas com implante em artéria volta ao hospital

Uma em cada seis pessoas que colocam um stent (implante para desobstruir artérias) acaba voltando ao hospital em menos de 30 dias.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai fabricar equipamento que detecta aids com uma gota de sangue

O Brasil vai produzir e utilizar na rede pública um aparelho para teste rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B em gestantes com apenas uma gota de sangue.

Saúde Empresarial, por Redação

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care.

Deixe seu Comentário:

=