Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/01/2013

Saiba como investir adequadamente na previdência privada

Andreia Regina da Silva é uma dona de casa típica. Deixou o mercado de trabalho para cuidar dos filhos e se preocupa com a educação deles, mas esquece da sua própria aposentadoria.

É um erro comum dos pais e, principalmente das mães. Muitas, como Andreia, deixaram o mercado de trabalho para cuidar da educação dos filhos e esqueceram sua própria aposentadoria (veja vídeo). O fato de não estar no mercado de trabalho não significa que você não precisa pensar na sua previdência. Ao contrário, o cuidado tem que ser redobrado.

Sergio Prates Nogueira, um especialista na área de previdência da Icatu Seguros, diz que no caso específico da Andreia, ela poderá utilizar os fundos de previdência como um instrumento eficaz para sua própria aposentadoria e também para a faculdade dos filhos.

Nogueira diz que Andreia deverá fazer dois fundos de previdência VGBL , um para garantir a aposentadoria dela e o outro especificamente para os estudos dos filhos. A diferença entre os dois será o regime de tributação.

No plano que garantirá a aposentadoria dela, o melhor é optar por uma tributação regressiva porque é uma aplicação de longo prazo e ela poderá, inclusive, voltar ao mercado de trabalho neste período. Dessa forma, como se trata de uma aplicação de mais de dez anos, a alíquota de IR ficaria em 15%.

Já o plano para a faculdade das crianças deverá ser feito no modelo de tributação progressiva, ou seja, a alíquota obedece à tabela do Imposto de Renda. Quando estiver pensando em garantir o estudo de seus filhos, considere:

1 - Nada garante que, se ele estiver com uma bolada nas mãos, investirá no próprio estudo;

2 - Lembre-se: você é maior garantia de que seu filho terá condições de estudar em boas escolas,

3 - Acidentes ocorrem e você pode não ter condições de completar o ciclo de acumulação de capital, por isso avalie também a compra de uma apólice de seguro;

4 - Faça um cálculo com as estimativas de quanto precisará acumular para custear os estudos.

Investimentos para garantir o estudo dos filhos:

1 - Como você é o provedor (ou provedora) certifique-se de que sua segurança financeira está preservada;

2 - Como se trata de investimento de longo prazo, atenção aos ganhos fiscais;

3 - Investimentos em títulos de renda fixa, como Tesouro Direto , fundos e CDBs, devem priorizar vencimentos longos, porque a alíquota do IR é menor;

4 - Muita atenção ao efeito da inflação. Todo investimento de longo prazo corre um sério risco de perder para a inflação se for muito conservador, como a poupança. Portanto, o melhor é uma carteira diversificada;

5 - Ações são altamente recomendadas em objetivos de longo prazo, mas, atenção, porque, neste caso, você tem um compromisso com data marcada, o início da faculdade de seus filhos. Portanto, o melhor é ir reduzindo a parcela de ações com o tempo e chegar a 100% em renda fixa a um ano do resgate.

Fonte: g1.globo.com


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Plano de previdência privada garante desconto no Imposto de Renda

Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda poderá obter desconto de até 12% em sua renda tributável, caso tenha planos de previdência privada tradicional ou PGBL.

Previdência Corporate, por Redação

Municípios de alagoas ganham novas agências da previdência social

Moradores dos municípios de Craíbas e Igreja Nova, ambos em Alagoas, não precisarão mais se deslocar da sua cidade de origem para requerer benefícios previdenciários.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresceu 16,26% em 2011

A arrecadação da previdência privada aberta fechou 2011 com aumento de 16,26% em relação a 2010, para 53,5 bilhões de reais em novos depósitos, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Deixe seu Comentário:

=