Publicado por Redação em Dental - 02/01/2013

Saiba qual a melhor idade para colocar aparelho em crianças

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Segundo especialistas, alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso. Quando a criança tem por volta de 5 a 7 anos normalmente não tem paciência para escovar os dentes e passar fio dental com o cuidado que é preciso ao usar aparelho. “Criança tem pressa para brincar e, quanto mais nova ela for, mais dificuldade tem de fazer coisas que terão um resultado ao longo do tempo”, diz a psicóloga Miriam Barros.
 
Por outro lado, algumas crianças sofrem na escola por terem dentes tortos, grandes ou por faltar algum dente. Isso as motiva a pedir ajuda aos pais que automaticamente recorrem ao tratamento ortodôntico. Segundo Miriam, a ajuda psicológica pode ser necessária para lidar com a autoestima ou com o bullying, mas, geralmente, não são problemas relacionados apenas coma colocação de aparelhos e sim dificuldades que já existiam antes. “O aparelho muitas vezes se torna o canal por meio do qual a criança conseguirá expressar que o seu emocional não está bem”, explica.
 
Se a criança já for tímida e sofrer com gozações, vale conversar com o profissional para que o tratamento não vire o problema em vez de ser a solução. Afinal, um aparelho extraoral – aquele que fica por fora da boca –, por exemplo, pode ser pior que o dente torto. 
 
Para o odontopediatra Gustavo Camilo, do blog Tio Dentista, nessas horas, o profissional deve ser bastante sensato para definir o plano de tratamento, mas pode contar com a sensibilidade. “Acima de tudo, é preciso fazer o que for melhor para a criança, mas no caso de aparelhos extraorais, por exemplo, ela vai colaborar muito mais se tiver que usá-los apenas em casa, longe dos coleguinhas, mas cada caso é um caso”, afirma. 
 
Se o bullying for inevitável e a criança já contar que está sendo alvo de gozação, os pais devem ajudá-la a se expressar e a se defender. Vale sempre conversar antes de colocar o aparelho e explicar o que vai acontecer e porque é preciso usá-lo. “Mostrar fotos de outras crianças que precisaram usar e como o resultado ficou bom pode melhorar”, aconselha Miriam.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

Mal o corpo se recuperou dos excessos de fim de ano, e o Carnaval já está aí para jogar todo mundo na festa novamente. Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado.  

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Deixe seu Comentário:

=