Publicado por Redação em Dental - 07/04/2015

Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie

Maçã, brócolis e amêndoas são alimentos fibrosos que ajudam a remover as impurezas que se fixam nos dentes formando a placa bacteriana.

Ao incluir em sua dieta alimentos ricos em fibras, você consome vitaminas que deixam o corpo mais forte e, ainda,evitam a placa bacteriana e a cárie, além de afastar futuros problemas para a gengiva e o esmalte dos dentes.

“Esses alimentos fibrosos, por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras),ajudam a remover as impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processode trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida o que, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes”, diz Luís Marcelo Sêneda, cirurgião-dentista da Clínica SM Oral Care.

Mas é importante que seja dito; o consumo dos alimentos fibrosos ajuda a manter a saúde bucal em dia, mas não pode ser a única forma de limpeza bucal. “Esses alimentos promovem certo grau de higienização da boca, mas não podem substituir a utilização da escova dentária após cada refeição seguida do uso do fio dental”, diz Luís.

Alimentos fibrosos x grudentos

Entre os alimentos fibrosos mais conhecidos e consumidos estão algumas frutas (maçã, pêra e goiaba),algumas verduras e legumes (brócolis, pepino, cenoura ecouve), cereais integrais (arroz integral), grãos (feijão e grão de bico), nozes e amêndoas com casca.

Em contra partida, existem alimentos que fazem uma função contrária a dos fibrosos e devem ser evitados por quem deseja ter dentes sempre saudáveis. “De maneira geral, devemos evitar açúcares, gorduras e carboidratos, pois eles aderem com maior facilidade à superfície dentária incentivando o processo de formação da cárie”, diz o especialista.

Outros amigos da saúde bucal

Porém, quando o assunto é saúde bucal, não são só os alimentos fibrosos que são considerados grandes aliados dos dentes, o limão e a laranja também fazem muito bem para o sorriso. Um de seus benefícios é serem ricos em vitamina C. “A carência dessa vitamina no organismo pode causar uma doença chamada escorbuto que pode promover intenso sangramento gengival e até perda dos dentes”, diz Luís.

Além disso, o limão é adstringente, bactericida e fungicida. Há ainda quem diga que ele também funciona como antibiótico e clareador dental.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, iogurtes, queijos e castanha-do-pará) também é uma ótima pedida para auxiliar na saúde bucal, já que eles podem tornar os dentes mais fortes e resistentes. Até a saliva produzida na mastigação do chiclete ajuda na limpeza dos dentes, contanto que o produto seja sem açúcar.

Fonte: Portal Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Prefeito diz que Odontosesc agrega valor ao serviço de saúde bucal

O prefeito Paulo Duarte definiu como de fundamental importância a parceria estabelecida com a Fecomércio/MS, por meio do Serviço Social do Comercial de Mato Grosso do Sul (Sesc/MS), que permitiu instalar na cidade, por um período mínimo de cinco meses, a Unidade Móvel Odontosesc que iniciou nesta terça-feira, 30, atendimento odontológico à população corumbaense e da região pantaneira, considerada mais carente.

Dental, por Redação

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Deixe seu Comentário:

=