Publicado por Redação em Dental - 14/05/2014

Saiba qual pasta de dente é ideal para cada fase da vida

Existem tantas opções de cremes dentais no mercado que fica cada vez mais complicado escolher a melhor ou a mais apropriada para cada caso e fase da vida. Segundo o cirurgião-dentista, Giuseppe Alexandre Romito, professor de Periodontia, da Universidade de São Paulo (USP), independentemente da idade, a melhor opção é aquela que tem flúor e elementos que combatam a gengivite.

O especialista afirma, ainda, que isso serve também para as crianças, uma vez que o benefício do uso do flúor é muito maior do que a possibilidade da criança ter fluorose (danos causados nos dentes por excesso de flúor).  “Já está mais do que provado que o flúor só traz benefícios para a saúde bucal das pessoas seja criança ou adulto”, diz Giuseppe.

A quantidade de pasta a ser usada em cada escovação é do tamanho de um grão de arroz para crianças e de um grão de ervilha para adultos.
 

Fases da vida

Na adolescência é comum os jovens, sempre preocupados com a aparência, procurarem cremes dentais com componentes branqueadores. “Mas é preciso ter cuidado com uso excessivo desse produto, pois podem causar uma hipersensibilidade dos dentes. O segredo é falar com o dentista antes de escolher o melhor creme dental”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Dental Saúde.

Aliás, é na fase seguinte à adolescência que a sensibilidade dentária começa a ficar mais comum. “A partir dos 27 anos começamos a ver mais pessoas vindo ao consultório com esse tipo de reclamação”, disse Bussab. Para esses casos, os cremes dentais podem ser de grande ajuda. Os produtos específicos para dentes sensíveis bloqueiam os túbulos dentinários abertos, o que ajuda a impedir que as sensações de dor atinjam os nervos do dente.

Já pessoas com mais idade, que usam próteses dentárias, precisam de cuidados específicos. Para escovar a boca pode ser utilizado um creme dental comum a gosto do paciente. Mas para a prótese é recomendado o uso de pastilhas efervescente que as limpam e eliminam as bactérias sem provocar arranhões.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba como conseguir um sorriso saudável com pouco dinheiro

“Prevenir é melhor do que remediar”. O ditado popular é geralmente usado para aqueles casos em que é possível se precaver para que o organismo não adoeça. E quando se trata de saúde bucal, não é diferente. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

Dental, por Redação

Conheça alimentos que limpam os dentes

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal.

Dental, por Redação

Aparelhos móveis precisam de cuidado especiais

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Dental, por Redação

Tome cuidados especiais no pós-operatório

Tratamentos ortodônticos, dentes do siso, fraturas e canais podem ser alguns dos motivos para dizer adeus a alguns dentes. Mas, para garantir o sucesso desse procedimento é preciso tomar alguns cuidados com o pós-operatório.

Dental, por Redação

Aprenda 10 passos para higiene bucal perfeita

É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e falta de tempo para marcar horário no dentista.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=