Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/09/2014

Sangue tipo AB pode afetar memória na velhice, diz estudo

Pessoas com sangue tipo AB são mais propensas a desenvolver perda de memória ao envelhecer do que aquelas com outros tipos sanguíneos, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (10). no periódico on-line Neurology, jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

Segundo a pesquisa, quem tem sangue tipo AB é 82% mais propenso a desenvolver problemas de memória e distorções de pensamento (que podem levar a demência), quando comparados às pessoas com outros tipos sanguíneos

O tipo de sangue AB é o mais incomum entre a população. No Brasil, 3% das pessoas possuem este tipo sanguíneo.

A análise contou com o acompanhamento de mais de 30 mil pacientes durante uma média de 3,4 anos. Desses, 495 que não tinham problemas com memória, ou a falta dela, no início do procedimento passaram a desenvolver alguma doença mental até o fim do estudo. A maioria deles possuía sangue AB.

Os pesquisadores também analisaram os níveis sanguíneos do que eles chamaram de fator VIII, uma proteína que ajuda o sangue a coagular. Altos níveis desse fator estão relacionados ao maior risco de comprometimento cognitivo e demência. No fim do estudo, 24% dos pacientes com altos níveis da proteína foram mais propensos as confusões mentais do que os que continham baixos níveis. Pessoas com sangue AB tinham, em média, um nível mais elevo de fator VIII do que pessoas com outros tipos sanguíneos.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Câmara acelera votação de investimento federal mínimo em saúde

A Câmara dos Deputados decidiu colocar em votação em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar 123/2012, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS)

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física pode evitar insuficiência cardíaca em idosos

Exercitar-se é um hábito que pode ajudar a prevenir uma série de complicações de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Parceria entre Sírio-Libanês e Santa Paula aumenta consultas em 22%

Seguindo os modelos de co-opetição (colaboração entre empresas concorrentes) já presentes em outros setores da economia, os hospitais Santa Paula e Sírio-Libanês assinaram um acordo de parceria para o novo Centro Oncológico do Santa Paula.

Saúde Empresarial, por Redação

Mastigação correta beneficia a saúde

Desde criança a gente escuta que devemos mastigar bem os alimentos antes de engoli-los. Mas, você já parou para pensar na maneira como você mastiga e em quais benefícios você pode tirar disso?

Deixe seu Comentário:

=