Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/09/2014

Seguros contra acidentes de trabalho são tema de missão brasileira à UE

Sistemas de seguro contra acidentes de trabalho foram o tema de missão técnica realizada, de 8 a 10 de setembro, por dois servidores do Ministério da Previdência Social (MPS) ao Instituto Nacional de Seguros contra Acidentes de Trabalho da Itália (INAIL), em Roma. A missão foi financiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

Na sede do INAIL, a delegação brasileira participou de reuniões para conhecer o sistema italiano de seguros contra acidentes de trabalho, com especial destaque aos mecanismos de financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, a concessão de benefícios acidentários e a prestação de serviços de reabilitação profissional.

“No primeiro dia, fomos recebidos, na Direção Geral do INAIL, por representantes das áreas mais relevantes do instituto, como as de prevenção de acidentes do trabalho, avaliação de risco, avaliação econômica, avaliação de saúde, de reinserção no trabalho, de comunicação, de supervisão e de assessoria atuarial”, conta o coordenador-geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional do MPS, Paulo César Andrade Almeida.

No segundo dia, os brasileiros foram recebidos pelo presidente do INAIL, Massimo De Felice. Depois, conheceram uma unidade técnico-operacional dedicada à concessão de benefícios no Instituto de Roma Center Square, onde também visitaram consultórios médicos relacionados a análise de causalidade entre a doença e o trabalho.

No último dia da missão, a delegação visitou o centro da prótese Vigorso de Budrio. Localizado na província de Bolonha, é um centro de referência internacional em técnicas de confecção, instalação e adaptação de próteses e órteses.

As informações obtidas na missão constituíram subsídio para a realização de uma análise comparativa entre os sistemas de seguro contra acidentes de trabalho no Brasil e UE. O resultado da análise foi apresentado em seminário internacional realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório do Ministério da Previdência Social (MPS), em Brasília (DF).

Além de Paulo César Andrade Almeida, também participou da missão o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Marco Antonio Pérez Gomes.

Fonte: http://sectordialogues.org


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Abrir negócio com amigo exige mais e coloca relacionamento em risco

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à sinergia de seus sócios. E nada mais comum que recorrer a um amigo na hora da escolha, especialmente quando não há um familiar que possa fazer parte da sociedade.

Vida em Grupo, por Redação

MetLife recebe homenagem no Prêmio Segurador Brasil

Seguradora foi premiada na categoria Seguros e Benefícios nas áreas de Vida, Previdência e Odontológico 

Vida em Grupo, por Redação

Qualidade de vida influencia cotidiano dos idosos

De acordo com um trabalho apresentado na American College of Cardiology em Orlando, Flórida, o Dr. Michel Miller, da University of Maryland, anunciou ter medido a pressão arterial de 20 voluntários antes e depois de ter assistido dois filmes de gêneros diferente

Vida em Grupo, por Redação

Entendendo a rentabilidade do seguro de vida

Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas.

Vida em Grupo, por Redação

Catástrofes encarecem em 10% as apólices de riscos patrimoniais

Relatório Insurance Market Update Third Quarter 2011 (Atualização do Mercado de Seguros - 3º Trimestre de 2011) da corretora de seguros Marsh revela que os efeitos das perdas catastróficas ocorridas no mundo, durante o primeiro semestre, elevaram em 10% as taxas das apólices de seguros patrimoniais (property) nos últimos três meses.

Deixe seu Comentário:

=