Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/09/2014

Seguros contra acidentes de trabalho são tema de missão brasileira à UE

Sistemas de seguro contra acidentes de trabalho foram o tema de missão técnica realizada, de 8 a 10 de setembro, por dois servidores do Ministério da Previdência Social (MPS) ao Instituto Nacional de Seguros contra Acidentes de Trabalho da Itália (INAIL), em Roma. A missão foi financiada pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

Na sede do INAIL, a delegação brasileira participou de reuniões para conhecer o sistema italiano de seguros contra acidentes de trabalho, com especial destaque aos mecanismos de financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, a concessão de benefícios acidentários e a prestação de serviços de reabilitação profissional.

“No primeiro dia, fomos recebidos, na Direção Geral do INAIL, por representantes das áreas mais relevantes do instituto, como as de prevenção de acidentes do trabalho, avaliação de risco, avaliação econômica, avaliação de saúde, de reinserção no trabalho, de comunicação, de supervisão e de assessoria atuarial”, conta o coordenador-geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional do MPS, Paulo César Andrade Almeida.

No segundo dia, os brasileiros foram recebidos pelo presidente do INAIL, Massimo De Felice. Depois, conheceram uma unidade técnico-operacional dedicada à concessão de benefícios no Instituto de Roma Center Square, onde também visitaram consultórios médicos relacionados a análise de causalidade entre a doença e o trabalho.

No último dia da missão, a delegação visitou o centro da prótese Vigorso de Budrio. Localizado na província de Bolonha, é um centro de referência internacional em técnicas de confecção, instalação e adaptação de próteses e órteses.

As informações obtidas na missão constituíram subsídio para a realização de uma análise comparativa entre os sistemas de seguro contra acidentes de trabalho no Brasil e UE. O resultado da análise foi apresentado em seminário internacional realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório do Ministério da Previdência Social (MPS), em Brasília (DF).

Além de Paulo César Andrade Almeida, também participou da missão o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Marco Antonio Pérez Gomes.

Fonte: http://sectordialogues.org


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

As seguradoras e os direitos do consumidor

Palestra na Escola Nacional de Seguros aborda os 20 anos do CDC e a evolução nas relações

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica resoluções sobre microsseguros

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira duas resoluções referentes a operações de microsseguros.

Vida em Grupo, por Redação

Cofins para corretora de seguros é de 3% e não de 4% como deseja a Receita

Diferente do que diz a Receita, as corretoras de seguros não devem pagar 4% mas somente 3%. Maior que qualquer "interpretação" da Receita (que curiosamente sempre "interpreta" tudo a seu favor) é a decisão da Justiça.

Deixe seu Comentário:

=