Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/03/2012

Sete em cada dez hospitais brasileiros têm orçamento exclusivo para limpeza das mãos

Um relatório divulgado nesta sexta-feira (2) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostra que 70% dos hospitais brasileiros têm uma parte específica de seu orçamento destinado à limpeza das mãos e 67% possuem um lavatório para cada dez leitos e um lavatório para cada unidade de terapia intensiva.

A higienização das mãos é o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções relacionadas ao atendimento de saúde.
O Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos é inédito e feito a partir de conceitos da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Outro resultado é que 75% dos hospitais pesquisados tem sistema de auditorias regulares para avaliar se produtos como álcool gel, sabonete, toalhas descartáveis e outros materiais estão disponíveis para a lavagem das mãos.

O levantamento mostra ainda que 99% das instituições participantes da pesquisa contam com água corrente limpa, 93% contam com sabonete em todas as pias e 92% possuem toalhas descartáveis em todos os lavatórios.

Apesar dos bons resultados, a Anvisa avalia que ainda é preciso um grande esforço em algumas áreas que afetam a higienização das mãos. Quase 70% dos hospitais não têm orçamento específico para capacitação e treinamento para limpeza das mãos e em 66% dos locais que responderam a pesquisa não há um sistema organizado que fiscalize se a higienização acontece no hospital.

A pesquisa contou com a participação de 901 hospitais que responderam de maneira voluntária um formulário disponível no site da Anvisa entre os dias 4 de maio e 31 de dezembro de 2011.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS determina que planos de saúde mudem contrato para médico cobrar adicional por parto

Para que os médicos possam cobrar um valor adicional pelo parto, operadoras de plano de saúde deverão mudar os contratos com os obstetras. É o que determina parecer divulgado nesta quarta-feira (16) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Empresa de biotecnologia inicia testes de vacina contra Parkinson

Empresa de biotecnologia austríaca iniciou recentemente testes em humanos para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson. No Brasil, a doença atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde amplia equipes que atuam na Atenção Básica

Foram habilitadas 42 Equipes de Saúde da Família, 865 Agentes Comunitários de Saúde, 95 Equipes de Saúde Bucal e 44 Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Deixe seu Comentário:

=