Publicado por Redação em Vida em Grupo - 11/04/2012

Sistemas de microsseguro beneficiam quase 500 milhões de pessoas no mundo, revela OIT

Os sistemas de microsseguro tiveram um aumento considerável durante os últimos cinco anos e na atualidade beneficiam cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, segundo o Fundo para a inovação em microsseguro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Munich Re Fundation. O microsseguro tem o objetivo de proteger as pessoas pobres contra riscos – como acidentes, doenças, mortes na família, desastres naturais e perda de bens – mediante o pagamento de prêmios de seguro adaptado às suas preferências e capacidade de pagamento.

O volume do II do guia “Protegendo os pobres. Um compêndio sobre microsseguros”, que acaba de ser publicado pelas duas organizações, assinala que o número de pessoas cobertas pelo microsseguro aumentou de 78 milhões em 2007 para 135 milhões em 2009 e atualmente está perto de 500 milhões.

“Desde 2008, têm surgido numerosas inovações para superar o desafio de oferecer serviços de seguros de melhor qualidade a uma maior quantidade de pessoas de baixa renda”, afirmou Craig Churchill, Chefe da equipe do Fundo para inovação em microsseguro da OIT e Presidente da Microinsurance Network, uma plataforma mundial que reúne múltiplos atores para promover o desenvolvimento e a distribuição de serviços de seguro adequados às pessoas de baixa renda.

“A partir de agora, os esforços deveriam concentrar-se em incrementar a eficácia dos produtos de seguro de maneira que estes possam reduzir a vulnerabilidade das pessoas. O compêndio chega no momento oportuno para ajudar os seguradores, os canais de distribuição, os doadores e outras partes interessadas em compreender o que significa oferecer serviços de gestão de risco aos trabalhadores pobres”, acrescentou Churchill.

Os resultados mostram que a Ásia – com suas duas potências em microsseguros: China e Índia – está à frente desta tendência, ao representar cerca de 80% do mercado. Estima-se que 60% das pessoas que gozam da cobertura de microsseguro no mundo vivem na Índia, 15% na América Latina e 5% na África.

Fonte: www.onu.org.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Por uma nova lei dos contratos de seguro

Um grupo altamente qualificado de juristas e de securitários, em grande parte congregados no Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, responde pelo Projeto

Vida em Grupo, por Redação

Questão polêmica no Código Civil: salvamento no seguro de vida

Por mais cuidado que se tome na elaboração de uma lei, sempre ocorrerão questões dúbias e polêmicas. É o caso do texto do § único, do artigo 771, do Código civil Brasileiro, o qual estabelece: "Correm à conta do segurador, até o limite fixado no contrato, as despesas de salvamento consequente ao sinistro".

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de pessoa cresce mais que o de veículos

A venda de seguros de pessoas segmento que envolve seguros como cobertura de acidentes pessoais, de vida ou por invalidez e seguros imobiliários é o mais vendido no País, superando os seguros de saúde e até o de automóveis.

Deixe seu Comentário:

=