Publicado por Redação em Dental - 27/04/2012

Sorocaba ganha mais uma unidade móvel de saúde -Odontomóvel

Em cerimônia na Praça Cel. Fernando Prestes, o prefeito Vitor Lippi entregou na manhã desta quinta-feira (26) o Odontomóvel, a nova unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba. Assim como os Ônibus da Mulher e do Homem, este trailer – que possui um consultório odontológico totalmente equipado – percorrerá diversos bairros da cidade para à população mais um serviço de saúde bucal: próteses totais e removíveis para quem perdeu precocemente todos os dentes ou os anteriores.

O Odontomóvel foi apresentado durante o evento alusivo ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, promovido pela Secretaria da Saúde, com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A unidade móvel é um novo serviço de saúde da Prefeitura para a população, mas que também tem finalidade social.

Inicialmente serão atendidos os usuários com idades entre 18 e 40 anos, para facilitar a inserção dessa parcela da população ao mercado de trabalho e suas relações com a sociedade, visando melhorar a auto-estima dessas pessoas. "Estou muito satisfeito com a entrega desta unidade móvel, que vai atender principalmente aqueles que não têm os dentes da frente para que possam sorrir com tranquilidade", comenta Lippi.

Presentes ao evento estavam o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Ailton Ribeiro; o vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal, e os secretários Ademir Watanabe (Saúde) e Edith Maria di Giorgi (Juventude).

Odontomóvel

A entrega da unidade móvel odontológica marca o início do serviço de próteses desta área na rede municipal de saúde. A unidade deve realizar 120 próteses por mês. De acordo com Samuel Figueiredo Leite, da Área de Saúde Bucal da SES e coordenador da unidade móvel, o Odontomóvel contará com dois dentistas e dois auxiliares de saúde bucal e atenderá por região da cidade, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pré-determinadas.

"O Odontomóvel funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta feira, com agendamento referenciado pelas UBSs, pois a boca do paciente deverá estar preparada para receber a prótese", explica Samuel.

Os atendimentos começam no dia 7 de maio, na UBS Vitória Régia. "Lá, serão atendidos os usuários da própria unidade de saúde e também das UBSs Paineiras, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério e Ulysses Guimarães. O trailer permanecerá no local por 45 dias. Depois, irá para outra UBS e, assim, sucessivamente, para atingir todas as regiões de Sorocaba.

Fonte: sorocabafacil


Posts relacionados

Dental, por Redação

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Deixe seu Comentário:

=