Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/07/2011

SP: para advogado, protestar devedor do IPTU em cartório é inconstitucional

SÃO PAULO - Devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo poderão ser protestados em cartório, o que, para o advogado Diego Mendes Volpe, é um ato da prefeitura da capital paulista que não tem embasamento legal.
 
Segundo Volpe, a ação viola um princípio da Constituição, portanto, deveria ser proibida. "Além disso, o protesto de CDA (Certidões de Dívida Ativa) ou a inscrição de contribuintes em cadastros de inadimplentes assoberbará o Poder Judiciário com novas demandas, podendo gerar aos municípios aderentes da prática condenações por dano moral", afirmou.
 
Constrangimento
Ainda de acordo com o advogado, a ação da prefeitura gera constrangimento desnecessário.
 
"O contribuinte, por conta do débito inscrito, legalmente já não pode obter certidão negativa de débitos municipais, além de outros notórios embaraços. O protesto CDA não tem respaldo no procedimento fiscal próprio e constitui abusivo meio de coerção", explicou Volpe.
 
O advogado ainda destaca que o Poder Público não pode cobrar o devedor por meio do protesto. Isso deveria ser feito por meio de notificação administrativa.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 18.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sul-Sudeste tem 19 das 25 melhores universidades do país

A USP aparece com destaque nesse levantamento pormenorizado, com o maior número de cursos no top 10 das 30 carreiras analisadas. A maior universidade estadual paulista só não pontua em serviço social porque não tem essa graduação.

Notícias Gerais, por Redação

Tire suas dúvidas sobre o IR 2012

As dúvidas serão respondidas por Eliana Lopes, coordenadora de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) da H&R Block no Brasil. Graduada em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Empresarial, possui 11 anos de experiência na área de tributação de IRPF.

Notícias Gerais, por Redação

G20 não alivia tensões e Bolsas europeias fecham em forte queda

As principais Bolsas europeias fecharam nesta sexta-feira em forte queda, refletindo os temores em relação ao futuro da Grécia e da Itália, em um clima generalizado de incertezas na zona do euro que não foi dissipado pela reunião do G20 em Cannes.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já supera pódios do Rio-2007 na ginástica rítmica

Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio.

Notícias Gerais, por Redação

Bancários começam a retornar ao trabalho

Bancários de diversas cidades do país, especialmente do interior de São Paulo, já começaram a retornar ao trabalho, segundo informações do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro.

Deixe seu Comentário:

=