Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/11/2012

SUS poderá adotar prontuário eletrônico

Projeto de Lei modifica a lei que regulamenta o SUS para incluir título sobre a informatização do sistema

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá adotar prontuário eletrônico para registrar informações médicas, autorizar exames e liberar resultados, autorizar internação hospitalar, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.

A modernização no atendimento está prevista no projeto de lei do Senado ( PLS 474/2008 ), aprovado nesta quarta-feira (21), em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Para implementar a medida, deverão ser instituídos no âmbito do SUS três cadastros nacionais: de usuários, de profissionais de saúde e de serviços de saúde, públicos e privados.

Para a autora da proposta, a ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), é preciso levar ao sistema de saúde brasileiro os avanços da tecnologia de informação, para tornar mais eficientes os serviços prestados a toda a população. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), cujo relatório foi lido pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o prontuário eletrônico contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados, com redução de custos e aumento da eficiência da gestão do sistema.

De acordo com o texto aprovado na CAS, serão considerados originais os documentos produzidos eletronicamente e os documentos digitalizados e juntados ao prontuário eletrônico do paciente, desde que produzidos conforme normas previstas.

A proposta modifica a lei que regulamenta o SUS ( Lei 8.080/1990 ) para incluir título sobre a informatização do sistema. Vanessa Grazziotin apresentou emenda para também modificar a lei que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde ( Lei 9.656/1998 ), para prever o prontuário eletrônico em serviços privados de saúde.

Fonte: Agência Senado


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Qualquer atividade física reduz chances de doença de Alzheimer, mesmo em pessoas com mais de 80 anos

Atividades físicas, mesmo as relacionadas às tarefas do dia-a-dia, podem ajudar uma pessoa a reduzir em quase três vezes o risco de doença de Alzheimer ou de declínio cognitivo em qualquer idade.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame para detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal

No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferta tratamento a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids, aponta relatório divulgado na segunda-feira (21) pela Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIVAids).

Saúde Empresarial, por Redação

Instituto luta por inclusão de quimio oral no rol de procedimentos

Em 2021, mais de 80% dos tratamentos oncológicos no Brasil serão ministrados por meio da quimioterapia oral.

Deixe seu Comentário:

=