Publicado por Redação em Vida em Grupo - 02/04/2013

Susep anuncia atualização de norma contábil para mercado .

Medida dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ter atualizado a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial e dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Há semanas, a Susep estabeleceu novas regras para a contituição das provisões técnicas e promoveu complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado.


Além de alinhar o Plano de Contas das sociedades supervisionadas às novas regras publicadas, o novo normativo dá continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), propiciando uma evidenciação ainda mais fiel quanto à realidade econômica das transações das companhias reguladas. No Brasil, o CPC é o responsável pela edição e atualização dos Pronunciamentos Técnicos, que sempre levam em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).


Nesse sentido, uma das mudanças trazidas pelo novo plano de contas ocorreu em relação à prestação de contas entre seguradores e resseguradores. As novas medidas visam a otimizar a troca de informações, tornando a operação mais transparente, e contribuindo para melhorias nas ferramentas de supervisão por parte da Susep.

 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

SulAmérica cria serviço de segurança doméstica para idosos

Segundo o SUS, 75% dos acidentes com pessoas da terceira idade acontecem em residências

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para o mercado cresce 25% ao ano

Aumento no número de apólices da AIG sinaliza preocupação crescente de agências e produtoras com direitos autorais e prejuízo decorrente da publicação de preços incorretos

Vida em Grupo, por Redação

Susep, INSS e BC lideram em pedidos de informações pela Lei de Acesso

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco Central (BC) são as três instituições do governo que lideram o número de pedidos de dados pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Vida em Grupo, por Redação

Seguros de pessoas crescem 12,94% e registram R$ 7 bilhões no quadrimestre

O seguro de vida, produto de maior representatividade no segmento, acumulou R$ 3,1 bilhões no período

Deixe seu Comentário:

=