Publicado por Redação em Vida em Grupo - 02/04/2013

Susep anuncia atualização de norma contábil para mercado .

Medida dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ter atualizado a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial e dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Há semanas, a Susep estabeleceu novas regras para a contituição das provisões técnicas e promoveu complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado.


Além de alinhar o Plano de Contas das sociedades supervisionadas às novas regras publicadas, o novo normativo dá continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), propiciando uma evidenciação ainda mais fiel quanto à realidade econômica das transações das companhias reguladas. No Brasil, o CPC é o responsável pela edição e atualização dos Pronunciamentos Técnicos, que sempre levam em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).


Nesse sentido, uma das mudanças trazidas pelo novo plano de contas ocorreu em relação à prestação de contas entre seguradores e resseguradores. As novas medidas visam a otimizar a troca de informações, tornando a operação mais transparente, e contribuindo para melhorias nas ferramentas de supervisão por parte da Susep.

 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada: vendas pelo celular

O tema "Microsseguro" norteou o primeiro painel, intitulado Novos segmentos para Expansão do Mercado de Seguros. Segundo o especialista Michael McCord, presidente do Microinsurance Centre, microsseguro deve ser "suave" para atrair o interesse das pessoas de baixa renda.

Vida em Grupo, por Redação

Proposta institui auxílio-funeral para famílias de segurados da Previdência

A Câmara analisa proposta que institui o pagamento de auxílio-funeral para segurados do regime geral da Previdência Social que recebam até R$ 862,60 mensais. Pela proposta, o benefício, a ser pago ao executor do funeral, não deverá exceder o salário mínimo vigente.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras investem em ações sociais

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA), que há 17 anos atua na comunidade de Santa Rita, na Zona Leste de São Paulo, formou a terceira turma do Programa de Capacitação para Adolescentes.

Deixe seu Comentário:

=