Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/03/2013

Susep extingue averbação simplificada

Com base no Planejamento Estratégico de Fiscalização para 2013, a partir do 2º semestre deste ano a Coordenação Geral de Fiscalização da SUSEP efetuará fiscalizações nas seguradoras que operam com seguros de Responsabilidade Civil do Transportador, visando verificar o cumprimento da Resolução CNSP nº 247 de 2011, visto que o prazo estabelecido na referida Resolução para adaptação às novas regras já expirou.

A principal modificação introduzida pela norma é a extinção da modalidade de averbação simplificada, que permitia a informação dos embarques de forma mensal agregada, com o risco já decorrido, o que potencialmente favorecia a fraude e a ocultação de embarques. Como a averbação agora deverá ser diária e eletrônica, o principal alvo da fiscalização será averiguar o atendimento a esse ponto específico.

A SUSEP está também em tratativas com a ANTT para estabelecer formas de fiscalização conjunta para verificação do atendimento à obrigatoriedade de contratação dessa modalidade de seguro pelos transportadores.


Reflexo da recente implementação do conhecimento de transporte eletrônico.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial desacelera para 0,60% em fevereiro, mostra IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, desacelerou para 0,60% em fevereiro, sobre 0,86% em janeiro, segundo informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Dilma critica FMI e países desenvolvidos no combate à crise

A presidente Dilma Rousseff (PT) criticou nesta quinta-feira (13) a "ingerência do FMI [Fundo Monetário Internacional]" sobre os investimentos do governo brasileiro durante os anos 1980 e 1990, quando o Brasil vivia uma crise econômica.

Deixe seu Comentário:

=