Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/03/2013

Susep extingue averbação simplificada

Com base no Planejamento Estratégico de Fiscalização para 2013, a partir do 2º semestre deste ano a Coordenação Geral de Fiscalização da SUSEP efetuará fiscalizações nas seguradoras que operam com seguros de Responsabilidade Civil do Transportador, visando verificar o cumprimento da Resolução CNSP nº 247 de 2011, visto que o prazo estabelecido na referida Resolução para adaptação às novas regras já expirou.

A principal modificação introduzida pela norma é a extinção da modalidade de averbação simplificada, que permitia a informação dos embarques de forma mensal agregada, com o risco já decorrido, o que potencialmente favorecia a fraude e a ocultação de embarques. Como a averbação agora deverá ser diária e eletrônica, o principal alvo da fiscalização será averiguar o atendimento a esse ponto específico.

A SUSEP está também em tratativas com a ANTT para estabelecer formas de fiscalização conjunta para verificação do atendimento à obrigatoriedade de contratação dessa modalidade de seguro pelos transportadores.


Reflexo da recente implementação do conhecimento de transporte eletrônico.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Justiça Eleitoral repassa dados de 141 milhões de brasileiros para a Serasa

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu repassar informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros para a Serasa, empresa privada que gerencia um banco de dados sobre a situação de crédito dos consumidores do País.

Notícias Gerais, por Redação

6 mitos sobre marketing em pequenas empresas

 As pequenas empresas de sucesso sabem a importância de levar a marca até os clientes para o negócio dar certo. Como em um ciclo, se ninguém conhece sua empresa, as vendas não aumentam e o projeto não se sustenta.

Notícias Gerais, por Redação

Juros caem a 7,5%, menor taxa desde 86, e poupança rende menos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (29) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 8% para 7,5% ao ano. A decisão foi unânime.

Notícias Gerais, por Redação

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Em maio de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13).

Notícias Gerais, por Redação

Dólar vale R$ 1,77; indicador prévio da Bolsa aponta leve alta

O dólar comercial é negociado por R$ 1,773 nas primeiras operações registradas nesta terça-feira. A taxa representa um recuo de 0,39% em relação ao fechamento de ontem, quando os preços da moeda americana subiram quase 3%.

Deixe seu Comentário:

=