Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/07/2014

Passagem de avião fica 26,7% mais barata, diz IBGE; hotéis sobem 28%

O preço das passagens aéreas foi um dos principais motivos que levaram a prévia da inflação de julho a desacelerar, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (22). Com o efeito contrário, o preço dos hotéis subiu 28% no período.

Os bilhetes de avião ficaram 26,77% mais baratos em julho, a maior queda individual de preços entre os itens registrados pelo IBGE para o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15), considerado uma prévia da inflação oficial.

Além dos transportes (que, num geral, apresentaram queda de 0,85% no mês), os preços de produtos alimentícios também desaceleraram entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho, acumulando queda de 0,03%.

O morango foi um dos que mais caiu: 19%; seguido pela laranja-baia, que ficou 14,65% mais barata; e pelo peixe dourada, cujo preço caiu 13,56%.

A batata inglesa e o tomate, dois dos grandes vilões da inflação nos primeiros meses do ano, tiveram queda nos preços: de 13,23% e 11,63%, respectivamente.

A tangerina ficou 10,65% mais barata; a manga, 10,41%; a couve-flor, 10,36%. Enquanto o feijão carioca (-7,44%) e o feijão preto (-5,32%) tiveram baixa, o preço do arroz subiu 1,02%.
Efeito Copa: diárias de hotéis aumentam 28,63%

Uma alta de 28,63% nos preços dos serviços de hotéis fizeram com que a categoria de "despesas pessoais" tivesse alta no IPCA-15 de julho. No todo, o grupo apresentou alta de 1,76%.

A região metropolitana de Fortaleza se destacou pelo aumento de 57,95% nos valores das diárias, seguida de Brasília, onde os preços subiram 45,74%. No Rio de Janeiro, as diárias subiram, em média 35%.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Por que economia não vai deixar relaxar nas férias de julho

Para o Banco Espírito Santo, com as perspectivas de crescimento ainda patinando, parece complicado haver uma perspectiva de melhora no curto prazo

Notícias Gerais, por Redação

Governo prepara pacote para reduzir tarifa de energia elétrica no país

O governo federal trabalha para enviar ao Congresso um pacote de medidas para reduzir o custo da energia elétrica no país.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera quase estável após abertura, a R$ 1,78

O dólar operava perto da estabilidade na manhã desta quarta-feira, após a baixa da véspera, enquanto os mercados internacionais mostravam ligeira melhora de humor.

Deixe seu Comentário:

=