Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/10/2012

Susep recebe seis pedidos para microsseguros

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) já recebeu ao menos seis pedidos de seguradoras para atuar com microsseguros, apólices com coberturas mais simples e de baixo valor, entre elas a seguradora da Caixa Econômica Federal e a Bradesco Seguros. Os pedidos são para abrir microsseguradoras ou para lançar produtos e serão analisados nos próximos meses.

"Durante muitos anos, seguro era só para as classes A e B. Ainda temos uma penetração aquém do potencial do país", declarou Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros, em inusitada coletiva de imprensa realizada em conjunto com o regulador do setor, a Susep. A seguradora apresentou à Susep pedido para operar dois produtos de microsseguros. A previsão é de que a autarquia aprove os microsseguros em 60 dias.

O presidente da Susep, Luciano Santana, reforçou que serão necessários 20% do capital base de uma seguradora tradicional para a abertura de uma microsseguradora, solucionando dúvidas sobre as novas regras para o setor divulgadas na quarta-feira. Uma empresa que queira atuar nacionalmente no mercado de seguros precisa ter ao menos R$ 15 milhões de capital. Para microsseguros, serão necessários R$ 3 milhões. "Nosso objetivo foi propiciar que parcela maior da população acessasse seguros", afirmou Santana.

O objetivo, segundo a Susep, é tornar o segmento mais competitivo. O mercado ainda avalia se será mais vantajoso abrir uma segunda seguradora que opere exclusivamente com microsseguro. O presidente da Bradesco disse que inicialmente vai manter os produtos lançados dentro de uma carteira, mas que "futuramente pode avaliar a possibilidade de criação de uma microsseguradora".

"Nesse conjunto de normas, fizemos flexibilização para regras de capital. Para uma empresa especializada em microsseguros, exigimos apenas 20% do capital base necessário para uma empresa que atua de forma convencional. Temos com isso a intenção de ampliar o acesso a parcela da população que contrata produtos de seguro e previdência complementar", afirmou Santana.

O diretor técnico da Susep, Danilo Cláudio da Silva, explicou que essa regra vale para seguradoras criadas especificamente para microsseguros. Ele salientou que, depois de a microsseguradora ser criada, a Susep analisará suas operações e, se os valores segurados ultrapassarem o capital base, a regra prevê que o capital mínimo requerido será equivalente ao maior valor entre o capital base, o capital adicional e a margem de solvência.

"Ao longo da operação, vamos apurar qual o capital necessário, em função da variação dos valores segurados. Enquanto não ultrapassar o capital base, continua valendo 20% do capital base. Se ultrapassar, passa a valer a regra de margem de solvência: 20% do prêmio dos últimos 12 meses ou 33% dos sinistros dos últimos três anos, comparado com o patrimônio líquido ajustado", disse.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

O mercado de seguros está nas mãos do corretor

A afirmativa feita pelo executivo da área Comercial de Vendas da Bradesco Seguros, Enrico Ventura, enfatiza o potencial do corretor dentro do mercado.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras querem mais flexibilidade nas aplicações

As seguradoras continuam pleiteando maior flexibilidade para investir suas reservas financeiras.

Vida em Grupo, por Redação

Susep cancela taxa extra em contratos de seguro

A partir de janeiro de 2013, nenhuma seguradora poderá incluir nos contratos de seguro o custo fixo cobrado há mais de 40 anos a título de taxa de emissão da apólice.

Vida em Grupo, por Redação

Entendendo o seguro de Previdência Social

Ter uma aposentadoria garantida e relaxante é o maior sonho das pessoas que trabalham durante toda a vida. Além, claro, de garantir que tanto os trabalhadores quanto suas famílias sejam amparados em casos de doença, acidentes, invalidez, além de proteção na maternidade e desemprego involuntário.

Vida em Grupo, por Redação

Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada: vendas pelo celular

O tema "Microsseguro" norteou o primeiro painel, intitulado Novos segmentos para Expansão do Mercado de Seguros. Segundo o especialista Michael McCord, presidente do Microinsurance Centre, microsseguro deve ser "suave" para atrair o interesse das pessoas de baixa renda.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros brasileiro deve crescer 15% em 2012, projeta executivo

Para 2012, a expectativa é que o mercado de seguros brasileiro cresça 12,8%. Porém, para Bento Zanzini, diretor geral do grupo BBMapfre, pode-se esperar crescimento maior.

Deixe seu Comentário:

=