Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2012

Taxa de juros para pessoa física tem menor valor desde 1995

As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio de 2012 sendo esta a quarta redução no ano para pessoa física e a quinta redução para pessoa jurídica, de acordo com a pesquisa de juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Ainda segundo a Anefac, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,07 ponto percentual no mês correspondente a uma redução de 1,12% no mês, passando a mesma de 6,25% ao mês em abril de 2012 para 6,18% ao mês em maio de 2012, sendo esta a menor taxa de juros desde 1995.

Já a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,09 ponto percentual no mês correspondente a uma redução de 2,48% no mês, passando a mesma de 3,63% ao mês em abril de 2012 para 3,54% ao mês em maio de 2012, sendo esta também a menor taxa de juros desde 1999.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos financeiros da entidade, estas reduções podem ser atribuídas a fatores como a redução da taxa básica de juros Selic - que foi reduzida em 0,50 ponto percentual em maio -, à maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) promoverem reduções em suas taxas de juros, à expectativa de novas reduções da taxa básica de juros, além da redução nos índices de inadimplência.

A expectativa da Anefac é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic) conforme sinalizações do Banco Central, além da maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Criação de novas fontes de receita desafia operadoras

As operadoras de telefonia precisam se desvincular de suas estratégias focadas fundamentalmente na retenção de clientes, que causaram um efeito de "comoditização" do valor dos minutos tarifados.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: alta do dólar e inflação não preocupam

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Ainda não comprou o presente de Natal? Saiba como fazer uma boa compra

No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos.

Notícias Gerais, por Redação

Justiça manda 40% dos funcionários dos Correios trabalharem

Uma liminar do TST (Tribunal Superior do Trabalho) desta quinta-feira determinou que os grevistas dos Correios mantenham pelo menos 40% dos funcionários no trabalho.

Deixe seu Comentário:

=