Publicado por Redação em Dental - 06/11/2012

Tecnologia invade consultórios de dentistas

A tecnologia tem se tornado uma importante aliada para que a ida ao dentista seja menos traumática e até agradável. Isso engloba desde equipamentos até diagnósticos.

Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.
 
A tecnologia tem se tornado uma importante aliada para que a ida ao dentista seja menos traumática e até agradável. Isso engloba desde equipamentos até diagnósticos. As brocas produzem sons mais amenos devido à tecnologia de rolamentos cerâmicos; o raio-X digital oferece precisão no diagnóstico e reduz em 90% a exposição à radiação; e a sedação passou a ser computadorizada e sem trauma.
 
“O conforto está inserido desde a postura como o paciente fica na cadeira até os diagnósticos, que antes terminavam com a perda do dente, e hoje possibilitam sua recuperação”, afirma o dentista Joel Mauri dos Santos. Esta possibilidade de restauração só foi possível devido aos aparelhos criados para verificar as condições reais dos dentes por meio de instrumentos mais leves e específicos, como equipamentos digitais e a laser.
 
Outro avanço pode ser visto na anestesia computadorizada. O aparelho mede a tensão superficial do tecido, aplicando o líquido anestésico gota a gota. “O volume de anestesia usado é menor, apenas a área do dente a ser tratado fica adormecida e o paciente pode movimentar boca e rosto normalmente”, diz o dentista. Segundo o especialista, até o relacionamento entre o dentista e o paciente é beneficiado pela tecnologia, umas vez que aumenta as condições do profissional apresentar um diagnóstico mais seguro e confiável.
 
Skype
Na era da conectividade, nada melhor que utilizar dos meios de comunicação online para facilitar a vida no consultório. Joel já usa Skype, MSN e SMS para manter contato com os pacientes. “Como o skype tem bate-papo, o paciente não se depara com uma linha de telefone coupada, por exemplo”, conta a secretária da clínica, Vanessa Simas. A marcação e confirmação de consultas também são feitas por esses meios.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Da gravidez aos 18 anos; conheça as fases de dentição

A importância de cuidar da saúde bucal começa ainda lá dentro do útero, quando se inicia a formação dos dentes.

Dental, por Redação

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Deixe seu Comentário:

=