Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/03/2015

Tenho um plano de previdência privada, como faço a declaração do IR?

O contribuinte que possui planos de caráter previdenciário como PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) podem deduzir o valor das contribuições da declaração, respeitando o limite de 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto sobre a renda na declaração.

O programa de preenchimento da declaração já faz esses cálculos. O contribuinte precisa apenas incluir as informações do PGBL seguindo o informe de rendimentos enviado pelo banco em que tem o plano.

Já os contribuintes que possuem o VGBL (Vida Gerador de Beneficio Livre), plano de seguro de vida com clausula de cobertura por sobrevivência, o valor das contribuições não são dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual.

A tributação ocorre na diferença entre o valor recebido e o valor aplicado apenas quando o cliente recebe o plano. Neste caso, é adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte.

Fonte: http://noticias.r7.com/


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Congresso receberá proposta alternativa ao fator previdenciário

O governo vai apresentar no dia 10 de julho aos líderes governistas no Congresso Nacional uma proposta alternativa ao fator previdenciário, que é duramente criticado pelos trabalhadores.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência apresenta equilíbrio financeiro e recebe certificado

Técnicos do Ministério da Previdência Social constataram que o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) encontra-se apto a honrar com o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores com projeção de 65 anos à frente

Deixe seu Comentário:

=