Publicado por Redação em Dental - 17/04/2014

Tratamento do câncer pode afetar também a saúde bucal

Se você está passando por um tratamento contra o câncer, é possível que não esteja pensando na saúde bucal, mas é preciso saber que os tratamentos contra o câncer podem afetar todas as partes do corpo, inclusive a boca.

Uma boca não saudável pode aumentar o risco de desenvolver os efeitos colaterais da terapia contra o câncer e pode até mesmo interferir no tratamento.

Se você, atualmente, está sendo tratado contra o câncer, é importante informar ao seu dentista quais tipos de tratamento você está realizando, uma vez que eles podem enfraquecer o sistema imunológico e deixá-lo mais propenso a desenvolver infecções. Se possível, consulte seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, para que ele possa realizar um exame dental e os tratamentos necessários para doença gengival, cárie dentária (veja o link "tooth decay" em http://www.colgate.com/app/CP/US/EN/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Common-Concerns/Cavities-Tooth-Decay.cvsp) ou outras infecções na sua boca.

Durante o tratamento do câncer, úlceras doloridas e/ou boca seca (especialmente em pessoas em tratamento para câncer de cabeça ou pescoço) são possíveis efeitos colaterais. Além de causar desconforto, isso pode aumentar o risco de cárie dentária, uma vez que a saliva remove partículas entre os dentes e ajuda a reduzir o risco. Seu dentista pode lhe receitar saliva artificial para ajudar a melhorar seu conforto e proteger seus dentes.

Seu dentista pode, também, fornecer moldeiras especiais que se encaixam na sua boca. As moldeiras são usadas para aplicar um gel de flúor regularmente nos dentes durante o tratamento do câncer, o que ajuda a fortalecê-los e protegê-los.

Alguns passos a serem seguidos para manter uma boca saudável incluem:

   - Escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental fluoretado;
   - Limpar entre os dentes todos os dias com fio dental;
   - Cessar o uso de produtos derivados do tabaco;
   - Enxaguar a boca após vomitar, usando um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna;
   - Umedecer a boca seca bebendo água, chupando uma pedra de gelo, mascando goma de mascar sem açúcar ou chupando balas sem açúcar; evitar enxaguatórios bucais que contenham álcool e perguntar ao dentista sobre saliva artificial;
    - Procurar produtos dentais que exibam o Selo de Aprovação da American Dental Association, que indica que o produto atende às normas de segurança e eficácia – e que ele faz o que a embalagem promete;
    - É importante falar com seu dentista sobre qualquer problema que você tenha com sua boca. Como os dentistas são especializados em cuidar de dentes e gengiva, eles podem ajudar a limitar os problemas bucais que podem surgir durante o tratamento contra o câncer.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Pindamonhangaba garante destaque no prêmio Brasil Sorridente

A apuração do Prêmio Brasil Sorridente 2012 foi concluída em São Paulo, e Pindamonhangaba foi conceituada como a segunda melhor cidade com até 300 mil habitantes em relação a saúde bucal do estado.

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Deixe seu Comentário:

=