Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/02/2014

Você sempre rouba comida do colega? Isso pode dar demissão por justa causa

Fica o alerta para quem tem mania de roubar comidas dos colegas de trabalho:  há risco de demissão por justa causa.

De acordo com o advogado Wagner Luiz Verquietini, especialista em direito do trabalho, para que o furto de marmita ou outros alimentos como frutas, doces e refrigerantes resulte em demissão por justa causa, a prática precisaria ser recorrente revelando a intenção desonesta do empregado.

Para ele, o empregador tem o poder disciplinar de punir as faltas praticadas no ambiente de trabalho e deve sempre observar o princípio da proporcionalidade. Assim, a punição pode variar entre advertência (verbal ou escrita), suspensão ou demissão com ou sem justa causa.

"Pegar a marmita, uma única vez, pode ser entendido como insignificante para justificar uma demissão com justa causa. Cabe se for o caso, uma pena mais branda como medida educativa", diz Verquietini.
Não existe fórmula matemática para justa causa

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é clara com relação a determinadas situações que podem causar demissão por justa causa como ato de improbidade, embriaguez habitual ou em serviço, violação de segredo da empresa, abandono de emprego.

Entretanto, o advogado afirma que em alguns casos não existe uma fórmula matemática capaz de dizer se um ato deve ser enquadrado como justa causa para quebra do contrato de trabalho.

"A justa causa é a pena mais grave que pode ser aplicada a um empregado. Para tanto, é necessário que a prática do ato ilícito trabalhista esteja revestida de alguns requisitos: gravidade, atualidade e proporcionalidade entre a punição e a falta cometida."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta, após maior variação em um mês

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta segunda-feira em alta, após registrar a maior variação em um mês na última quinta-feira,

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do brasileiro sobe em junho, aponta Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu em junho para 68,5. O valor é superior ao apurado em junho de 2011 (64,1 pontos).

Notícias Gerais, por Redação

Quatro brasileiros aparecem em lista dos mais inovadores do mundo

A executiva da Havaianas, Carla Schmitzberger, Flavio Pripas e Renato Steinberg, sócios do site Fashion.me, e Lourenço Bustani, fundador e CEO da Mandalah,

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira cresce 2,7% em 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010, informou nesta terça-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixe seu Comentário:

=