Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/11/2015

A escolha da previdência privada

Você vive como se não houvesse amanhã ou é do tipo que se prepara para o futuro?

Você vive como se não houvesse amanhã ou é do tipo que se prepara para o futuro? O ideal é ser uma mistura equilibrada da ‘cigarra’ e da ‘formiga’ e, ao mesmo tempo em que aproveita o presente, também guarda dinheiro para quando a velhice chegar. Uma maneira de poupar para ter tranquilidade mais para a frente é a previdência privada, também conhecida como previdência complementar. Isso porque ela pode ser utilizada como um complemento à previdência social, que atualmente paga, no máximo, pouco mais de R$ 4 mil aos beneficiários.

A previdência privada é considerada uma aposentadoria, mas a melhor maneira de enxergá-la é como um investimento de longo prazo, que também pode envolver riscos. Para acertar na contratação de um produto como esse, é preciso entender seus bastidores e conhecer todas as taxas.

OS PRÓS E OS CONTRAS

PRÓS

A previdência é um gestor financeiro para quem não tem conhecimento para fazer aplicações.

É um complemento para a previdência social. Na social, os rendimentos não chegam a mais de R$ 4 mil. Então, se você quer dispor de um bom valor mensal quando se aposentar, investir na previdência privada é um bom negócio.

Ao final do plano, é possível resgatar o valor total ou “ganhar” um valor mensal (fazendo retiradas mês a mês), como se fosse um salário.

CONTRAS

Há taxas para retiradas do dinheiro antes do prazo estabelecido.

Há taxa de administração e de carregamento. Mas elas compensam para quem não tem conhecimento financeiro para fazer investimentos por conta própria. Ou para quem não tem tempo.

Como todo o investimento, há riscos. Dependendo do perfil escolhido, os riscos são maiores – se quer diminuí-los, opte pelo perfil conservador.

Seja dedicado e responsável. Pense no seu futuro investindo hoje mesmo. Com certeza o que será plantado hoje fará muita diferença daqui há alguns anos. Não perca tempo!

Autor: Marcello Nunes

Fonte: Ricmais


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR 2013: entenda a tributação dos planos de previdência e saiba como declarar

O tratamento tributário é a principal diferença entre os planos de previdência PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Previdência Corporate, por Redação

Ministro da Previdência Social inaugura agência do INSS em Ouro Branco

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho vem a Alagoas para inaugurar a agência da Previdência Social no município de Ouro Branco, nesta sexta-feira, 8 de março, às 11h30, localizada na Rua Coronel Lucena s/n, no bairro Luiz Gonzaga de Carvalho.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social: por dentro dos direitos e deveres

O brasileiro investe muito de sua vida trabalhando. E, quando sua contribuição profissional chega ao fim, o descanso é mais que merecido. No entanto, muitos sequer conhecem as peculiaridades que envolvem os benefícios previdenciários.

Previdência Corporate, por Redação

INSS aumenta benefício de 491 mil segurados

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai aumentar o valor dos benefícios de 491 mil segurados por incapacidade que ainda estão ativos a partir de janeiro de 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Mudanças em previdência complementar só afetam os que se filiaram após a nova regra

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que uma beneficiária da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) não está sujeita ao limite mínimo de 55 anos de idade para receber aposentadoria complementar.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como declarar previdência privada no Imposto de Renda

Quem contribui mensalmente com a previdência privada precisa declarar os pagamentos efetuados ou um eventual resgate no Imposto de Renda, mas não é todo plano que pode ser informado no formulário do IR.

Previdência Corporate, por Redação

Redução no IR pode dar aposentadoria maior

Embora sindicalistas ligados ao funcionalismo público tenham reclamado da mudança nas regras de aposentadoria do setor, a criação do Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal)

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar do servidor será discutida nesta segunda

As comissões de Assuntos Sociais, Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado irão discutir em audiência pública, nesta segunda-feira (19), a criação da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais).

Deixe seu Comentário:

=