Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/07/2011

Cercas eletrificadas deverão seguir as normas da ABNT, prevê projeto

SÃO PAULO - As cercas elétricas deverão seguir as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É o que determina o Projeto de Lei 52/10, aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado na quinta-feira (14).
 
Um dos argumentos utilizados na defesa da proposta foi o risco que muitas cercas elétricas oferecem à vida das pessoas, justamente por não estarem de acordo com a ABNT, segundo a Agência Senado.
 
O parecer aprovado aponta que há cercas eletrificadas que podem causar mortes, porque estão conectadas diretamente a redes de baixa tensão da concessionária de distribuição de energia. Já as cercas instaladas conforme as regras da ABNT não seriam perigosas, já que o choque é de baixa corrente, pulsante, e com pulso de pequena duração. Ou seja, quem entrar em contato com a cerca seria repelido, mas não teria risco de morte.
 
Além de a cerca ter de respeitar as normas da ABNT, deverão ser fixadas placas de aviso que alertem sobre o perigo de choque e que contenham símbolos para que analfabetos possam compreender a mensagem.
 
Agora a matéria será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais.
 
Multa
Caso as normas não sejam respeitadas, o proprietário do imóvel ou síndico, no caso de condomínios, será multado em R$ 5 mil. Para o responsável técnico pela instalação, a multa chega a R$ 10 mil. No caso de casas alugadas, se o proprietário do imóvel provar que a cerca elétrica foi instalada sem o seu consentimento, a multa será transferida para o morador.
 
Se houver reincidência da infração, a multa será aplicada em dobro.
 
De acordo com o projeto, a Defesa Civil será responsável pela fiscalização dos serviços de implantação e manutenção realizados nas cercas eletrificadas.
 
O valor arrecadado com as multas será revertidop para campanhas de esclarecimento da população sobre temas de interesse da Defesa Civil.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 15.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado financeiro espera inflação menor e PIB mais fraco em 2013 e 2014

Segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, a estimativa de expansão da economia neste ano caiu de 2,24% para 2,21%

Notícias Gerais, por Redação

Maioria das micro empresas faz coleta seletiva e economiza recursos, diz pesquisa

Donos de micro e pequenas empresas no Brasil estão atentos a ações ligadas à preservação do meio ambiente. O comportamento inclui coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%)

Notícias Gerais, por Redação

IR: mudou de emprego durante 2011? Saiba como declarar a renda obtida no ano

Caso você tenha mudado de emprego durante o ano passado, você deve informar as duas empresas como fontes pagadoras em sua declaração de Imposto de Renda ano-base 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Ipea: setor produtivo espera crescimento de 3,5% do PIB em 2012

As 44 entidades ligadas ao setor produtivo ouvidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projetaram crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Governo mobiliza base para deixar emenda da saúde para 2012

Com o risco de infidelidade na própria base aliada, o Palácio do Planalto decidiu retirar a urgência do projeto que regulamenta a emenda 29, que trata de gastos em saúde. Com isso, a discussão sobre o tema será empurrada para 2012.

Deixe seu Comentário:

=