Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/12/2013

Gene do diabete tipo 2 veio do homem neandertal, aponta estudo

Um estudo da revista norte-americana Nature levantou a hipótese de um gene que aumenta o risco do diabetes tipo 2 ter sido herdado do homem neandertal. Segundo a revista, a probabilidade de risco da doença em latino-americanos é maior por conta da miscigenação entre humanos modernos e neandertais ocorrida há 70 mil anos, que dispersou o genoma por outros continentes, além da África.

A pesquisa aponta ainda que forma mais perigosa do gene – chamada SLC16A11 – foi encontrada em mais da metade das pessoas que possuem ancestrais nativos da América, incluindo a América Latina. Foi encontrada também em cerca de 20% das populações do Leste da Ásia, mas é rara em habitantes da Europa e da África. A probabilidade de contrair a doença, segundo o estudo, é de 25% para os portadores da gene com mais risco e de 50% para quem herda os genes dos pais.

O SLC16A11 é parte de uma família de genes que codificam proteínas responsáveis por várias reações químicas no corpo. O estudo sugere que ele pode estar envolvido no transporte de um metabólito desconhecido que afeta os níveis de gordura nas células aumentando o risco de diabetes.

Os cientistas ainda estão começando a decifrar as implicações funcionais dessa herança Neandertal. Achar genes de Neandertal não é algo incomum. Cerca de 2% dos genomas da atualidade de não-africanos foram herdados deste grupo humano, que viveu pela Europa e Ásia ocidental entre 400 mil-300 mil anos e 30 mil anos atrás.

Fonte: http://saudeweb.com.br (Com informações da BBC)


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde autoriza recursos para ações de combate à gripe em São Paulo

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (17) no Diário Oficial da União estabelece recursos para ações de média e alta complexidade destinadas ao enfrentamento da gripe no estado de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Programa nos EUA vai mapear atividade cerebral

Promessa de seu principal discurso à população, em fevereiro, o mapeamento da atividade cerebral foi lançado oficialmente ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com previsão de US$ 100 milhões em fundos federais apenas para 2014.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS analisa suspensão de 40 operadoras de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) analisa a suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde por não apresentarem as garantias de atendimento estabelecidas pela resolução normativa 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries

Imagine um açúcar que você pode comer sem culpa, pois não engorda e não provoca caries? Pois bem, em pouco tempo esse milagre da ciência estará disponível para os brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam remédios gratuitos

Ao fazer o balanço do primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13) que 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita no país.

Deixe seu Comentário:

=