Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/01/2013

Mantega usa "jeitinho brasileiro" na política econômica, diz jornal

O "jeitinho brasileiro", o hábito de hábito se desviar das regras ou convenções de maneiras criativas e no limite da ilegalidade, também é usado na gestão econômica do Brasil, de acordo com o blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, o crescimento da economia ainda lento e os preços subindo mais rápido do que o esperado, o Brasil Central e Ministério da Fazenda estão se tornando profissionais no "jeitinho" manobras que beiram a ilegalidade para garantir o sucesso das medidas.

Como o governo não pretende aumentar a taxa básica de juros (Selic), o ministro Guido Mantega está procurando outras maneiras para controlar a inflação. Uma delas, segundo o jornal, é a de que o ministro pediu ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para adiar os aumentos nas tarifas de ônibus da cidade por alguns meses para conter a inflação. O blog diz ainda que Mantega já é um especialista em dar um 'jeitinho' e ele passou os últimos dois anos a brincando com os impostos do País tentando gerenciar o crescimento e a moeda e que o ministro está usando maneiras "criativas" para cumprir as metas fiscais do País.

Essa não é a primeira vez que a política econômica nacional é criticada no blog. No começo de janeiro, o blog afirmou que os brasileiros patriotas deveriam "desvirar o olhar" e não fazer comemorações prematuras porque o Brasil não é mais a 6ª maior economia do mundo. Conforme a publicação, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil superou pela primeira vez o do Reino Unido em 2011, o fato gerou muita celebração no País, sendo destacado pelo governo como "prova tanto das virtudes do País como de uma mudança monumental na balança de poder global".

Segundo a publicação, nas previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Centro de Economia e Pesquisa em Negócios (Centre for Economics and Business Research - CEBR) o Reino Unido recuperou o seu lugar como a sexta maior economia do mundo e apesar de "manobras" do Brasil o País voltou para o sétimo lugar da lista. O blog ressaltou ainda que embora o Brasil tenha crescido mais do que o Reino Unido em 2011, superando o país em apenas 1% naquele ano, a recente desvalorização do real tem tomado uma parte considerável de economia brasileira.

No final de dezembro, a publicação repreendeu o desempenho da economia brasileira em um conto de Natal. Na fábula, a presidente Dilma aparece como uma rena de nariz vermelho e o ministro Mantega como "Guido, o elfo vidente". A presidente chegou a comentar o blog dizendo que "a rena de nariz vermelho é bem engraçadinha. Não se incomodem com isso". Questionada sobre o desempenho mexicano, que poderia puxar a crescimento da América Latina, a presidente limitou-se a dizer: "Vai querendo!".

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Porto Alegre tem a temperatura mínima mais fria do ano nesta quinta-feira

Porto Alegre teve a menor temperatura do ano nesta quinta-feira: 1,4ºC, segundo o Inmet

Notícias Gerais, por Redação

Faturamento das pequenas empresas de SP cresce 10,6%

Na comparação anual, setembro foi um bom mês para as micro e pequenas empresas de São Paulo. Segundo a pesquisa Indicadores Sebrae-SP, o faturamento real, descontada a inflação, aumentou 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Desaceleração estoura

Na segunda metade dos anos 2000, quando o Brasil ganhou a preferência de investidores estrangeiros, os holofotes da mídia internacional e, de quebra, o direito de sediar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo,

Notícias Gerais, por Redação

Banco Central aposta em inflação menor nos próximos 3 meses

A inflação brasileira está em "processo de convergência" e será mais baixa nos próximos meses, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança recorde de consumidor de SP aponta para aumento no consumo

O consumidor da região metropolitana de São Paulo deve comprar mais nos próximos meses. Ao menos, segundo explicações do assessor técnico da Fecomercio-SP

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já supera pódios do Rio-2007 na ginástica rítmica

Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio.

Deixe seu Comentário:

=