Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/04/2012

Mercado aumenta estimativa para PIB de 2012

Instituições consultadas pelo BC elevaram a expectativa para o PIB brasileiro em 2012.

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, para 3,21%, ante 3,20% na pesquisa anterior, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (23/4).

Para 2013, a perspectiva foi rebaixada para uma expansão de 4,25%, contra 4,30%, anteriormente.

Inflação

As instituições consultadas pelo Banco central (BC) mantiveram a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, situando-o em 5,08%. Para 2013, o prognóstico também foi mantido em 5,50%.

Quanto ao Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2012, a previsão subiu de 4,89% para 5,05%. Para o próximo ano, a projeção segue apontando para 4,90%.

Já para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), as estimativas avançaram para 4,91%, ante 4,84% nas projeções anteriores. Em 2013, a inflação deve chegar 4,95%, aponta a projeção das instituições.

Câmbio

Segundo o boletim Focus, a projeção para a taxa de câmbio foi mantida em R$ 1,80 ao fim deste ano. Para 2013, a projeção para o câmbio permaneceu estável pela quinta semana consecutiva em R$ 1,80.

Selic

Os economistas consultados deixaram inalterada a projeção para a taxa básica de juros (Selic) ao final do ano.

A estimativa é de que a Selic encerre 2012 a 9% ao ano. E no próximo ano, o prognóstico foi mantido em 10%.

Fonte: brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo não poupará medidas para controlar inflação, diz Mantega

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que o governo não poupará medidas para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que destacou que em breve serão anunciadas desonerações aos setores sucrolacooleiro e químico.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda cassa inscrição de 10 mil contribuintes

A Secretaria de Estado da Fazenda cassou a inscrição de 10.198 contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por inatividade presumida. 

Notícias Gerais, por Redação

Dilma: Brasil tem de dobrar renda per capita para ser desenvolvido

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que para o Brasil ser considerado um país desenvolvido precisará "dobrar sua renda per capita", mas ela não se comprometeu com um prazo para atingir essa meta ao discursar no almoço com os oficiais generais das Forças Armadas.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego recua em novembro e tem menor taxa desde 2002

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 5,2% em novembro, queda de 0,6% em relação ao mês anterior, quando foi de 5,8%.

Deixe seu Comentário:

=