Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/01/2015

Taxa básica de juros sobe pela 3ª vez seguida e atinge maior valor desde junho de 2011

 O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu elevar pela terceira vez consecutiva a taxa básica de juros. O aumento, de 0,5 ponto percentual, fez a Selic saltar de 11,75% para 12,25% ao ano.
Com a alta, divulgada nesta quarta-feira (21) após a primeira reunião do comitê no ano, os juros básicos avançaram ao maior valor desde julho de 2011, quando a taxa subiu para 12,5%.
Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a inflação, já que os juros mais altos encarecem o crédito, diminuem a disposição para gastar do consumidor e estimulam a poupança.
A decisão a favor do aumento foi unânime. Votaram Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.
De acordo com o diretor-executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a nova taxa de juros terá pouco impacto no valor das operações de crédito.
Devido à competição no sistema financeiro, é possível que algumas instituições possam manter inalteradas as suas taxas de juros das operações de crédito.
Taxa básica
A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.
Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores é sempre superior à Selic.
A Selic só influencia o rendimento da poupança quando é igual ou inferior a 8,5% ao ano

Fonte: www.aserc.org.br
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bom humor na Europa contagia bolsa brasileira

Sem referência das bolsas nos Estados Unidos, fechadas por causa do feriado do Dia do Trabalho, o Ibovespa se manteve no campo positivo, puxado pelo bom humor na Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Audiência vai debater em agosto suspensão da venda dos planos de saúde

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin, discutirá em audiência pública no próximo dia 28 a situação dos planos de saúde no país.

Notícias Gerais, por Redação

Mudança na poupança protege pequeno poupador, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que a mudança para novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador, além de permitir que as taxas de juros continuem caindo.

Notícias Gerais, por Redação

Trabalhando após a aposentadoria: como fazer uma boa escolha?

Após uma longa carreira profissional chega a tão sonhada hora: a aposentadoria. Muitas pessoas, entretanto, não conseguem nem se quer se imaginar inativas e, em vez de começar a planejar viagens para todos os lugares do mundo, começam a pensar em iniciar outra atividade profissional.

Notícias Gerais, por Redação

Contágio da crise europeia derruba Bolsas da Ásia

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, com sinais de que a disparada dos custos de financiamento esteja afetando a França, gerando temores de que os Estados centrais da zona do euro possam não escapar da crise de dívida da região.

Deixe seu Comentário:

=