Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2016

Vox Populi: aumento de idade para aposentadoria é rejeitado por 82%

Para 11%, o aumento da idade para a aposentadoria é uma medida necessária, que vai prejudicar muita gente

Pesquisa mostra que 86% são contra aumento da jornada de trabalho e 51%, contra o fim do monopólio no pré-sal

Entre as "medidas amargas" prometidas pelo presidente interino da República, Michel Temer, está a imposição de uma idade mínima para a aposentadoria, que extinguiria as formas atuais de obter o benefício (o fator previdenciário e a fórmula 85/95). Conseguir apoio popular para a mudança, no entanto, não será fácil.

Pesquisa CartaCapital / Vox Populi realizada entre 29 de julho e 1º de agosto mostra que 82% dos brasileiros consideram que elevar a idade para a aposentadoria "é uma medida ruim e vai prejudicar as pessoas". O número é cinco pontos percentuais maior ao verificado em pesquisa semelhante realizada no início de junho.

Para 11%, o aumento da idade para a aposentadoria é "uma medida necessária, que vai prejudicar muita gente" (eram 16% em junho) e para 3% é uma "medida necessária, que vai prejudicar pouca gente". Outros 4% não sabem ou não quiseram responder.

Outra medida impopular seria o aumento da jornada de trabalho, sugerida a Temer por empresários no início de julho. Perguntados sobre a possibilidade de a jornada ir das atuais 44 horas semanais para 60 horas, 86% dos entrevistados se disseram contra a medida, contra 8% favoráveis (6% não responderam).

Dados de pesquisa

Em linha antagônica à preservação de direitos, 38% dos entrevistados disseram avaliar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como uma legislação "atrasada e prejudicial ao Brasil", enquanto 36% classificam a lei como "necessária, e uma proteção aos trabalhadores".

Outra medida defendida pelo governo Michel Temer que não desfruta de apoio da população é o fim do monopólio da Petrobras no pré-sal. Para 51%, trata-se de uma medida "ruim, que vai prejudicar o Brasil". Para 17%, a medida "é necessária e não vai prejudicar o Brasil". Outros 31% não responderam.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas em 97 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Carta Capital


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC toma nova medida para facilitar ingresso de dólares no Brasil

Ingresso de divisas pode aliviar pressão de alta do dólar no país. Em junho, houve retirada de US$ 2,6 bilhões do Brasil, a maior do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Poupança tem segundo melhor resultado para janeiro

A caderneta de poupança registrou saldo líquido (mais depósitos do que saques) de R$ 2,3 bilhões em janeiro deste ano, o segundo melhor resultado para o mês segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), que têm início em 2003.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado pernambucano de seguros mantém crescimento

No Estado, aumento foi de quase 30% de janeiro a abril de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai ante real após aprovação de pacote na Grécia

O dólar operava em queda ante o real nesta segunda-feira, em linha com o maior apetite por risco nos mercados financeiros internacionais após a Grécia aprovar um projeto de austeridade necessário para garantir um segundo resgate e evitar um calote desordenado da dívida do país.13

Deixe seu Comentário:

=