Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/10/2012

26% dos segurados do inss são aposentados por idade no estado de alagoas

De acordo com acordo com os dados de agosto de 2012, o Estado de Alagoas possui um quantitativo de 119.600 aposentados por idade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), gerando um pagamento mensal de R$ 65 milhões. Eles são 26% dos 457 mil beneficiários do Estado.

A cada mês, cerca de 1.500 segurados solicitam ao INSS a aposentadoria por idade, em Alagoas. Porém, apenas um terço preenche os requisitos necessários para que seja concedido o benefício. No ano passado, foram concedidos 9.592 aposentadoria por idade no Estado. Isso demonstra que a maioria tem a idade, mas não tem contribuição ou não possui o tempo mínimo exigido para se aposentar.

Tem direito a aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 180 contribuições mensais, o equivalente a 15 anos.

Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens e a partir dos 55 anos, mulheres. Não é exigida a contribuição desses trabalhadores. Eles precisam somente comprovar, com documentos, 15 anos de atividade rural.

Os trabalhadores que deixaram de contribuir para a Previdência Social, mas que possuem o tempo mínimo para este benefício, podem solicitá-lo quando atingirem a idade requerida, pois a aposentadoria por idade não exige a manutenção da qualidade do segurado, conforme a Lei 10.666, de 2003.

Ao completar a idade e o tempo de contribuição o trabalhador pode agendar, pelo telefone 135, dia, hora e qual a agência onde será atendido. No ato do atendimento, a agência emite um extrato da vida laboral do segurado e, se houver concordância do cidadão quanto às informações, a aposentadoria é concedida na hora. O benefício é pago a partir da data do agendamento. (SCS/INSS/AL)

Fonte: www.agencianoticias.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar pública é bom senso

Na claudicante União Europeia, todos pedem mais arrocho. É tanto aperto que, depois, os governos estão afrouxando as exigências. É o caso de Portugal, onde o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que o governo abandonou um polêmico plano de elevar a contribuição previdenciária dos trabalhadores.

Previdência Corporate, por Redação

Devo sair do plano de previdência da minha empresa?

Dúvida do internauta: Tenho quase dois anos de contribuição em uma previdência privada que entrei quando comecei a trabalhar. Nesta empresa, para cada 1 real que eu contribuía, ela contribuía com o mesmo valor.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria: veja o que muda se fator previdenciário deixar de exisitir

Na última quarta-feira (27), o ministro Guido Mantega se reuniu com representantes da Força Sindical para discutir alternativas ao fator previdenciário. Na ocasião, o governo pediu um prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fator;

Deixe seu Comentário:

=