Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/03/2013

A importância do pioneirismo para as empresas

Em poucas palavras, o pioneirismo é a capacidade que a empresa tem de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos. É sair da zona de conforto em busca de novos desafios. Pioneiro é aquele que abre caminho, que desbrava, que prepara o caminho para a chegada dos outros.
O grande diferencial das empresas pioneiras está na capacidade de inovar e criar novas oportunidades. Elas se destacam principalmente pela expertise e coragem de transformar uma possibilidade em algo real e atrativo, mesmo sabendo dos riscos.

A empresa pioneira corre mais risco? Sim, claro. Afinal o risco faz parte de qualquer negócio, principalmente quando a meta é transformar uma possibilidade em algo real. Mas as empresas que estão na vanguarda de ações pioneiras sabem calcular os riscos e aprenderam a colocar seus valores no centro de cada estratégia de lançamento.

Em todo o mundo há vários exemplos de empresas pioneiras. A Honda, fundada por Soichiro Honda, lançou a primeira bicicleta motorizada e hoje é simplesmente o maior fabricante de motos do mundo. Na Yakult, o Dr. Minoru Shirata enxergou, em meio a um surto de infecções gastrointestinais, a possibilidade de ser pioneiro e foi ai que ele teve a ideia de lançar o Yakult - leite fermentado por lactobacillus vivos. A Cummins Engine Company foi a pioneira na fabricação de motores estacionários para agricultura e geradores de energia a diesel.

No Brasil, a Suco Jandaia é um exemplo de empresa pioneira. Após anos de estudo e muitos investimentos, apresentou ao mercado a linha de sucos com Ômega3 DHA, que é o Ômega 3 de origem marinha, o de melhores benefícios a saúde humana. Hoje o produto é um sucesso de mercado e, naturalmente, será copiado pelo mercado. Mas isso não é problema, nem para a Jandaia, nem para nenhuma empresa pioneira.

Empresas de vanguarda são empresas comprometidas com estudos de mercado, de novas tendências e atentas as oportunidades, por isso investem pesado, apesar dos riscos no desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.
Henrique Teles é consultor de empresas, palestrante com formação em marketing e autor do livro Manual do Empresário de Sucesso.

Fonte: www.administradores.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tesouro por pechincha, diz revista alemã sobre leilão do pré-sal

O leilão da concessão do campo de Libra recebeu ampla cobertura na imprensa internacional, com visões elogiosas e outras críticas ao resultado.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.

Notícias Gerais, por Redação

Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,8 mi em janeiro

Os brasileiros iniciaram o ano retirando dinheiro das cadernetas de poupança. Segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (6), os saques em caderneta de poupança superaram os depósitos em R$ 2,838 milhões em janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

IGP-M tem deflação de 0,12% em dezembro, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,12% em dezembro, após uma alta de 0,50% em novembro. A informação foi anunciada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Deixe seu Comentário:

=