Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/05/2013

Empresas estão mais céticas com desempenho da economia

Após um período de otimismo, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (Ices) registrou queda no mês de abril. O Índice atingiu 111,4, com queda de 3,7 pontos em relação ao mês anterior. “O movimento foi fortemente influenciado pela di- minuição do otimismo com a economia brasileira”, justifica o economista Francisco Galiza, sócio da Rating de Seguros Consultoria, empresa responsável pelo estudo.

Em dezembro de 2012, 53% dos entrevistados acreditavam no melhor crescimento da economia brasileira nos próximos seis meses. Em abril, apenas 22% mantiveram a opinião, enquanto 67% disseram ser igual e, 11%, pior. “Porém, um fato importante dessa nova edição é que, pela primeira vez desde o início do cálculo do indicador, a expectativa com a rentabilidade das companhias ficou positiva. Ou seja, mais seguradoras apostam que a rentabilidade do setor vai melhorar no futuro, com relação às que pensam de forma oposta”, descreve Galiza.
 
Em abril, 53% dos executivos afirmaram que a rentabilidade será igual, enquanto 25% disseram será melhor e 22%, pior. Em março, a proporção era de 51%, 24% e 25% respectivamente.
 
No quesito faturamento das seguradoras, 61% dos entrevistados avaliaram como melhor e 33% como igual, enquanto no mês anterior a proporção foi de 68% e 30%, respectivamente.
 
De acordo com a aferição de abril, especificamente no caso do ramo automóvel, o crescimento esperado da receita para 2013 continua favorável. Atualmente, mais de 50% das empresas entrevistadas esperam um crescimento maior nesse ramo nos próximos seis meses.
 
O Ices é um trabalho desenvolvido pela Rating de Seguros em parceria com a Revista Cobertura que foi anunciado no final de novembro de 2012. A criação de um Índice exclusivo das seguradoras tem como objetivo equiparar o mercado de seguros a outros setores da economia brasileira e mundiais.
 
O Ices é elaborado mensalmente. As respostas são sigilosas e os indicadores são transformados em números, que variam entre zero e 200, justamente para o 100 ser a média.
 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Volume financeiro negociado no Tesouro Direto sobe 14,5% em março

Foram negociados R$ 270,3 milhões no mês passado, uma queda de 40,5% em relação ao mesmo mês de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Deixe seu Comentário:

=