Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/07/2013

Alta da Selic muda remuneração da poupança; saiba para qual valor

Com o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), anunciado nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), aplicar em fundos de investimento que paguem 100% da Selic só é vantajoso com baixas taxas de administração cobrada pela instituição financeira ou para o investidor que pode deixar o dinheiro nesta aplicação por um longo prazo.
 
De acordo com simulação da Associação Nacional dos Executivos em Finanças e Contabilidade (Anefac), com a atual regra da poupança (rendimento de 70% do valor da Selic + Taxa Referencial), a caderneta rende mais que os fundos quando a taxa de administração desta aplicação é de 2% ou maior.
 
Quando a taxa de administração cai para 1,5% ao ano, os fundos passam a ser mais vantajoso em aplicações acima de dois anos (pagam menos Imposto de Renda). Com taxa de administração de 1% ao ano, os fundos são mais atrativos para quantias que ficarão aplicadas acima de 6 meses. Já para fundos com taxa de administração de 0,5%, qualquer período de aplicação paga mais que a poupança nova.
 
Pela nova regra da poupança, em vigor desde maio do ano passado, a caderneta renderá 70% do valor da Selic + TR quando a taxa referencial estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano (como agora). Acima desse valor, passa a valer a regra antiga, que remunera o dinheiro aplicado na poupança em 6,17% ao ano + TR. Com a atual Selic, os depósitos em poupança a partir de amanhã renderão 5,95% ao ano + TR.
 
Já a tabela do imposto de renda começa taxando aplicações em fundos com até 6 meses em 22,5%. Para aplicações em fundos acima de 6 meses e até 1 ano, o valor de IR sobre o lucro é de 20%. O dinheiro aplicado em fundos acima de 1 ano e até 2 anos é taxado em 17,5% e os valores deixados na aplicação além de dois anos pagam 15% de IR.
 
Já para a regra antiga da poupança (ainda não vale para aplicações feitas neste momento, pois a Selic está em 8,5% ao ano), os fundos de investimento são mais vantajosos só para aplicação em instituições financeiras que cobrem até 0,5% de taxa de administração. Com taxa de administração de 1% ao ano, só valem fundos que vão render por 2 anos ou mais. A partir de taxa de administração de 1,5% ao ano, nenhum fundo de investimento bate o rendimento da poupança.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de melhor desempenho do setor, emprego na indústria fica estável em junho

 Apesar do avanço da produção da indústria acima do esperado em junho, o emprego no setor não conseguiu aproveitar o impulso e ficou estável no mês na comparação com maio, informou nesta sexta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Susep, INSS e BC lideram pedidos da Lei de Acesso

Desde que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, no dia 16 de maio, foram registrados, até as 19h de ontem, 19.818 pedidos de dados aos órgãos do governo federal, de acordo com números da Controladoria-Geral da União (CGU)

Deixe seu Comentário:

=