Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/03/2011
Anvisa aprova regras para medicamentos importados
Com a nova resolução, as importadoras podem substituir o controle de qualidade completo por outras medidas de garantia de qualidade
A Resolução RDC nº 10, que estabelece os requisitos mínimos para assegurar a qualidade dos medicamentos importados, foi publicada na última quinta-feira (24). A norma substitui a Portaria SVS nº 185, de 8 de março de 1999.
Com a nova resolução, as importadoras podem substituir o controle de qualidade completo (testes laboratoriais) por outras medidas de garantia de qualidade, como monitoramento da temperatura e umidade da carga, realização dos testes de teor e produtos de degradação lote a lote, apresentação dos Certificados de Boas Práticas para importador e fabricante, entre outras.
Além disso, é obrigatório que esses medicamentos sejam acompanhados do Certificado de Liberação do Lote emitido pela empresa fabricante.
"A nova regulamentação é resultado de um longo trabalho de discussão, que envolveu as vigilâncias sanitárias locais, as entidades representativas do setor regulado e a sociedade por meio dos processos de Consulta Pública e Audiência Pública, desenvolvidos antes da publicação da norma", afirmou a Anvisa em comunicado.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 29.03.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Cerca de 800 pacientes diabéticos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, terão níveis de glicemia monitorados à distância, através da internet, pelos médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da unidade. O projeto começou na quarta-feira (13).
Saúde Empresarial, por Redação
Apelidada de Ato Médico, a proposta determina que prescrição de medicamentos e diagnóstico de doenças são procedimentos de exclusividade dos médicos. Projeto seguirá para sanção presidencial
Saúde Empresarial, por Redação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu 28 operadoras de comercializar 225 planos de saúde até março. A medida, que começa a valer a partir de segunda-feira, é uma punição pela demora na marcação de consultas, exames e cirurgias.
Saúde Empresarial, por Redação
As empresas de equipamentos e insumos hospitalares se preparam para a produção nacional. Philips, Siemens, Toshiba, e GE Healthcare são exemplos de companhias que estão investindo na expansão de seus parques fabris para a produção local de aparelhos de imagens.
Saúde Empresarial, por Redação
A adoção de ferramentas para medição do desempenho e da qualidade nas instituições de saúde, tem se tornado requisito indispensável para atingir resultados satisfatórios neste mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Deixe seu Comentário: