Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/09/2012

Anvisa discutirá vigilância para venda de medicamentos sujeitos à prescrição

Agência pretende fazer valer lei existente que impõe restrições à venda de medicamentos que necessitam de prescrição médica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará no dia 27 deste mês uma audiência pública para discutir a venda de medicamentos sujeitos à prescrição médica. O aviso da realização dessa audiência foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. A agência pretende desenvolver um trabalho de sensibilização junto aos órgãos de vigilância sanitária e estabelecimentos farmacêuticos para que a receita seja exigida.

Já existe uma norma para que "os medicamentos sujeitos à prescrição somente possam ser dispensados mediante apresentação da respectiva receita", segundo nota divulgada pela Anvisa. A Agência argumenta que não pretende criar obstáculos para a aquisição de medicamentos, mas sim eliminar o risco da automedicação.

Em nota, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, explicou que "para adquirir um medicamento pela primeira vez a pessoa precisa procurar um médico, que fará a avaliação do seu estado de saúde e decidirá qual o melhor procedimento a ser adotado". A ideia é que somente então, já com a receita, o paciente poderá adquirir o medicamento. A Anvisa explica que, caso seja um remédio de uso contínuo, a receita pode ter validade por alguns meses ou até um ano.

A agência destacou que, de acordo com a Lei 6.437/77, a venda de medicamentos tarjados sem apresentação da prescrição configura infração sanitária. As penalidades incluem advertências, interdições, cancelamento da autorização de funcionamento do estabelecimento e multas. A audiência será realizada na sede da Anvisa, em Brasília.

Fonte: Agência Estado


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Canadenses afirmam que é possível prevenir a dor crônica controlando o estresse

Um pequeno volume do hipocampo está associado com níveis mais elevados de cortisol, aumentando a vulnerabilidade à dor

Saúde Empresarial, por Redação

Consumidor terá 0800 para tirar dúvidas sobre planos de saúde

Serviço lançado pela Proteste em parceria com a APM atenderá reclamações de todo o Brasil, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros descobrem novas surpresas sobre o colesterol

A sigla HDL, popularmente conhecida como "colesterol bom", tornou-se familiar até para quem não é da área da saúde depois que diversos estudos demonstraram a importância dessa lipoproteína na prevenção da aterosclerose e das doenças cardiovasculares.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo analisa efetividade de transplantes no Brasil

Pesquisa feita com base em dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), apontou que as maiores taxas de atendimentos de transplantes são encontradas nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste

Deixe seu Comentário:

=