Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011

Após dois meses de queda, álcool volta a subir e fica acima da inflação em SP

SÃO PAULO – Os consumidores da cidade de São Paulo voltaram a sentir uma aceleração nos preços do álcool em julho deste ano.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Dieese  (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), após dois meses de queda, no sétimo mês do ano, o álcool voltou a subir e apresentou inflação 30,35 pontos percentuais acima da variação geral - 37,49% e 7,14%, respectivamente.

Pela composição do ICV (Índice de Custo de Vida), nos gastos das famílias com combustível, 70% destinam-se à compra da gasolina, enquanto que 30%, à de álcool.

Histórico
De acordo com o Dieese, as variações mensais do preço do álcool apresentam oscilações marcantes desde janeiro de 2009, quando do início da análise. Naquele ano, de janeiro a setembro, a série do álcool situava-se abaixo da inflação.

Nos 12 meses seguintes, de outubro de 2009 a setembro de 2010, as taxas subiram expressivamente acima do índice geral, chegando a 37,92% em fevereiro do ano passado. No mesmo período, a inflação geral estava em 5,72%.

Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as taxas anualizadas do álcool se situaram abaixo da inflação geral. A partir de março, contudo, esse comportamento começou a mudar, atingindo em abril de 2011 uma diferença de 39,30 pontos percentuais em relação à inflação geral.

Fonte: www.infomoney.com.br - 05.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC: economistas reduzem projeção de Selic em 2014 a 8,25%

Economistas de instituições financeiras mantiveram a expectativa de que a taxa básica de juros (Selic) encerrará este ano a 8,25%, mas reduziram a perspectiva para 2014 em 0,25 ponto percentual, também para 8,25%, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

INSS inicia pagamento da 2ª parcela do 13º a segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira a segunda parcela do 13º salário dos segurados que recebem acima de 1 salário mínimo.

Notícias Gerais, por Redação

G20 confirmará empréstimo ao FMI apesar de atraso em reforma

Os líderes das principais economias do mundo estão prontas para confirmar que farão novos empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para combater a crise, apesar de algumas nações emergentes estarem frustradas com o ritmo lento de conquista de mais poder no credor global.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega negocia desoneração de setores da indústria

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir ao longo de toda esta quinta-feira com quatro setores da indústria (têxtil, aeroespacial, móveis e peças para veículos) para negociar a desoneração da folha de pagamento.

Deixe seu Comentário:

=