Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/09/2011

Ataque do Taleban à Embaixada dos EUA em Cabul deixa nove mortos


O número de mortos pelo ataque do Taleban à Embaixada dos EUA e à sede da Otan no Afeganistão subiu para nove, segundo a agência de notícias Reuters. Ao menos quatro policiais, três civis e dois insurgentes morreram e outras 23 pessoas ficaram feridas. O ataque, que usou táticas de guerrilha urbana, durou mais de cinco horas.

Embora os talebans já tenham organizado diversos ataques à capital afegã no passado, esta foi a primeira vez que os militantes conseguiram atacar diferentes alvos, de tanta importância política, em áreas tão distintas da cidade. Além da embaixada dos EUA e a sede da aliança militar ocidental, outros prédios governamentais foram atingidos.

A Otan e os EUA informaram que nenhum dos seus funcionários foi atingido.

Ao menos seis explosões e tiros foram ouvidos na capital ao longo do dia. Segundo o Taleban, que reivindica a ação, vários militantes estavam armados com granadas, fuzis AK-47 e coletes suicidas. Os alvos eram prédios do governo nas proximidades do distrito de Wazir Akbar Kha, que abriga as embaixadas.

Os militantes teriam invadido um prédio abandonado na praça Abdul Haq a cerca de 300 metros da embaixada americana.

Explosões em áreas localizadas a cerca de um quilômetro do prédio indicavam que os insurgentes estavam munidos de armamento pesado.

Um foguete atingiu um ônibus escolar, mas aparentemente o veículo estava vazio no momento do impacto. Imagens da televisão mostram uma minivan queimada, uma bicicleta abandonada no meio da rua e pessoas correndo.

É a primeira vez que a organização realiza ataques simultâneos em diferentes áreas. A incursão foi o segundo grande ataque do Taleban na cidade em menos de um mês, depois que homens-bomba atingiram a sede do Conselho Britânico em meados de agosto, matando nove.

Após os ataques, as vias próximas à Embaixada dos EUA e às outras missões diplomáticas foram bloqueadas pela polícia.

Um helicóptero afegão abriu fogo contra o prédio em uma tentativa de tomá-lo dos insurgentes. No entanto, segundo os policiais, à noite, ainda havia dois insurgentes em cima do prédio.


SEGUNDO ATAQUE

Horas depois do primeiro atentado, houve outro atentado suicida no oeste de Cabul, informou um policial. Um segundo homem-bomba detonou explosivos perto da escola de ensino médio Habibia, também a oeste de Cabul, informou o Ministério do Interior, em comunicado.

O Taleban, além de ter assumido a responsabilidade pelas ações no distrito das embaixadas, afirmou que também tinha iniciado um ataque perto do aeroporto, tendo como forças de segurança.


OTAN

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que os ataques são uma tentativa de minar a transferência da responsabilidade pela segurança do Afeganistão para forças do próprio país. Mas Rasmussen afirmou que eles não irão conseguir. "Testemunhamos que o Taleban está tentando testar a transição, mas eles não podem impedi-la. A transição está no caminho e irá continuar."

"Estamos acompanhando os eventos de perto, confiamos na habilidade nas autoridades afegãs para lidar com essa situação", completou.

As tropas estrangeiras começaram em julho passado a se retirar do país e a transferir gradualmente a competência da segurança à forças afegãs. A transferência deve ser concluída em 2014.

Os ataques desta terça-feira mostram que mesmo após uma década da invasão militar americana após o 11/9, o país continua instável. O nível de violência no Afeganistão é o pior desde que a coalizão ocidental interveio militarmente no país no final de 2001, com alto índice de morte entre as tropas e número recorde de baixas civis.

Na véspera do 10º aniversário do 11/9, um caminhão-bomba explodiu em uma base da Otan no centro do Afeganistão matando quatro civis afegãos e ferindo 77 militares americanos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 13.09.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

FMI garante US$ 456 bi em recursos, com ajuda do Brasil

O Fundo Monetário Internacional informou nesta terça-feira que levantou US$ 456 bilhões em novos recursos para enfrentar a crise depois que mais 12 países, incluindo os membros dos Brics (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) prometeram capital para ampliar o caixa do FMI.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta após cinco dias de quedas consecutivas

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em leve alta nos primeiros negócios do pregão desta quinta-feira, após encerrar ontem em queda pelo quinto dia consecutivo.

Deixe seu Comentário:

=