Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2012

Banda larga fixa está presente em 68% dos domicílios brasileiros

No ano passado, 68% dos domicílios brasileiros possuíam internet banda larga. Já 18% dos lares brasileiros possuíam internet móvel.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e divulgada nesta quinta-feira (31), seguindo a tendência mundial de crescimento da banda larga móvel, essa tecnologia apresentou um aumento de oito pontos percentuais em relação à medição de 2010, ao mesmo tempo em que as conexões de banda larga fixa permanecem no mesmo patamar de 2010.

“Isso significa que em 2011, a banda larga móvel foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país. Além disso, pela primeira vez, as conexões via banda larga móvel ultrapassam o acesso discado, que está em franco declínio”, destaca o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Usuários de internet
De acordo com o levantamento, 45% dos brasileiros são usuários de internet, aumento de 4 p.p. em relação a 2010.

Segundo a pesquisa, no ano passado 67% dos brasileiros acessam a internet no domicílio, quase duas vezes e meia maior do que nas lanhouses, citadas por 28% dos usuários.

Enquanto o acesso domiciliar apresentou um crescimento de 20% em relação a 2010, o uso nas lanhouses caiu 18% nesse mesmo período, o que sugere que o processo de substituição de um local por outro continuou ocorrendo em 2011.

No ano passado, o uso da Internet via celular no Brasil avançou 12 p.p. entre os usuários de telefone móvel passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os brasileiros que possuem celulares pré-pagos.

Atividades na web
Em 2011, a maioria dos usuários de internet declaram estar presentes em sites de relacionamento, como Facebook e Orkut, com 69% das respostas.

No período houve aumento no uso de microblog, como o Twitter, que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cujo uso passou de 17% em 2010 para 23% em 2011.

Também houve aumento na procura de informações sobre viagens e acomodações (de 26% para 36%), busca de informações em enciclopédias virtuais (28% para 39%) e a procura de informações em dicionários gratuitos (de 24% para 35%). A atividade de lazer mais realizada na Internet foi assistir filmes ou vídeos em sítios (58%), seguida por fazer o download de músicas (51%).

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do setor de serviços avança 0,5% em outubro, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5% em outubro na comparação com setembro, passando de 120,9 pontos para 121,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa reverte parte das perdas da véspera e sobe, no aguardo de dados dos EUA

O Ibovespa fica perto da estabilidade, registrando alta de 0,12%, para 67.374 pontos, na manhã desta quarta-feira (21) após a abertura do pregão regular.

Notícias Gerais, por Redação

Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP

gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Notícias Gerais, por Redação

América Latina deverá crescer 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012

As economias latino-americanas crescerão 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012, refletindo as incertezas e a volatilidade mundial, estima um relatório da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe).

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego no país recua para 9,7%, aponta Seade/Dieese

A taxa de desemprego no país em novembro recuou para 9,7%, ante 10,1% em outubro, de acordo com PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira (21).

Deixe seu Comentário:

=