Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/12/2011

BC: mercado espera crescimento de 2,92% do PIB em 2011

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011 deve ser de 2,92%, segundo mediana de analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) na última semana. É a quarta revisão negativa seguida na pesquisa semanal divulgada nesta segunda-feira pela autoridade monetária. Há quatro semanas o mercado esperava um avanço de 3,16% da economia nacional neste ano. Para 2012, a projeção foi mantida em 3,40%.

Os analistas ainda voltaram a elevar a expectativa de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 6,52%, ante 6,5% na semana passada. O valor coloca o índice oficial de inflação acima da meta estipulada pelo governo, que é de 4,5% com dois pontos percentuais de tolerância para cima ou para baixo. Já para o ano que vem, a estimativa foi reduzida de 5,42% para 5,39%, na terceira semana consecutiva de queda. A expectativa para a taxa de câmbio permaneceu em R$ 1,80 por dólar e em R$ 1,75 por dólar para o final de 2011 e de 2012, respectivamente.

As alterações na taxa básica de juros, a Selic - que atualmente está em 11% ao ano - são o principal instrumento usado pelo BC para alcançar a meta de inflação. Para o final de 2012, os analistas mantiveram a expectativa em 9,5% ao ano. Essas projeções estão no boletim Focus, divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central (BC), que consulta analistas sobre os principais indicadores da economia.

Para a LCA Consultores, o quadro de incerteza nos mercados internacionais deve estimular o BC a atrasar a retomada do aperto monetário. "A recuperação da economia americana, mais dinâmica do que antecipávamos na primeira metade de 2011, e a reação do governo chinês à desaceleração de sua economia evitarão uma queda muito acentuada dos preços das commodities, mas os riscos associados à crise na Europa predominarão sobre a economia brasileira", afirmou em nota a equipe de analistas da consultoria.

Fonte:not.economia.terra.com.br|19.12.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação semanal acelera alta a 0,18% na 2ª prévia de junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação, subiu 0,18% na segunda semana de junho, ante alta de 0,13% na primeira quadrissemana do mês,

Notícias Gerais, por Redação

Taxa básica de juros deve cair a 8%, diz pesquisa do BC

As instituições financeiras reduziram ainda mais a expectativa de juros básicos da economia para este ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo boletim Focus, do Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Presidente da Câmara descarta convocação de Mantega no plenário

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou nesta terça-feira (7) uma convocação, no plenário, do ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos sobre mudanças no comando da Casa da Moeda.

Deixe seu Comentário:

=