Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/11/2014

Testes para uso de cartões em qualquer máquina devem iniciar em dezembro

Começam em dezembro os testes para que as credenciadoras de cartões consigam adotar entre si um modelo de serviço de transporte de dados que possibilite às maiores empresas adquirentes aceitarem todas as bandeiras em suas máquinas.
 
Isto significa que lojas e outros estabelecimentos que operam com cartões de crédito poderão utilizar uma mesma maquininha para passar os cartões de qualquer bandeira. O comércio e a população serão beneficiados. A adquirente é a empresa que faz a comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira, como a Cielo, Rede e outras.
 
O diretor de Cartões da Caixa, Mário Ferreira Neto, afirma que esta abertura é um passo importantíssimo para a consolidação do mercado. É uma medida fundamental para a democratização da aceitação das bandeiras emergentes, como ELO, por exemplo, completa Neto.
 
A abertura será viabilizada pelo serviço de transporte de dados (VAN, em inglês). Nesse modelo, uma credenciadora pode passar um cartão, mas não faz o processamento e a liquidação da transação.
 
Segundo o Banco Central (BC), o próximo avanço na regulamentação do setor de arranjos de pagamento segue tanto na direção do estabelecimento de medidas preventivas ao risco e correspondentes penalidades, como na implantação de um modelo de captura plena das compras em cartões (full acquierer) pelas credenciadoras e bandeiras. Esta evolução deverá permitir a interoperabilidade e a ampla concorrência.
 
Inclusão
 
O diretor da Caixa destacou que a instituição foi pioneira no movimento de entrada de pessoas no sistema financeiro: sempre se preocupou com a população não bancarizada em serviços como a primeira conta corrente, inovando com a criação da conta eletrônica e até com os pagamentos dos benefícios sociais.
 
Mario Neto afirmou também que a Caixa tem amplo portfólio de cartões de crédito e está em fase de conclusão os estudos para a utilização dos meios eletrônicos de pagamento, como a carteira digital. Assim, a instituição tem muitas novidades para apresentar, que se somam a tradição da Caixa na atuação em microfinanças e educação financeira, diz.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Notícias Gerais, por Redação

Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR

Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.

Notícias Gerais, por Redação

FMI nega que esteja em negociação com Itália por dívida

O FMI negou nesta segunda-feira que tenha iniciado negociações com as autoridades da Itália sobre um suposto plano de ajuda ao país, mencionado no domingo pela imprensa italiana.

Deixe seu Comentário:

=