Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/09/2014

Brasil e China lançarão novo satélite em conjunto em dezembro

Os governos do Brasil e da China firmaram um acordo para lançar ao espaço um novo satélite de observação terrestre no próximo dia 7 de dezembro, o qual deverá substituir o que foi posto em órbita no ano passado e que não alcançou seu objetivo por causa de um problema durante a fase de lançamento, informaram nesta quinta-feira (4) fontes oficiais.

Trata-se do CBERS-4, o quinto dos aparatos desenvolvidos, lançados e operados conjuntamente como parte do chamado CBERS (Programa de Satélite Chinês-Brasileiro de Vigilância Remota).

A data de lançamento do novo satélite foi definida nesta semana no Brasil em uma reunião de delegados do Comitê Conjunto do CBERS, na qual também se decidiu que um sexto satélite, o CBERS-4A, será lançado dentro de três anos, comunicou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O encontro foi liderado pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e pelo presidente da CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacia), Yang Baohua.

"Os especialistas do INPE e do CAST viemos trabalhando intensamente para lançar o CBERS-4 no dia 7 de dezembro. O satélite será levado à base de lançamento no dia 15 de outubro", afirmou no comunicado o coordenador do CBERS para o Brasil, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, citado no comunicado.

De acordo com o INPE, o novo aparato foi submetido com sucesso às provas de resistência elétrica e ambiental, e nos próximos meses será submetido a um teste elétrico-sistêmico de longa duração (por 100 horas contínuas) para simular suas condições em voo.

Como este satélite foi projetado para ter uma vida útil de aproximadamente três anos, ambos os países já começaram a trabalhar no projeto para o desenvolvimento do CBERS-4A, que o substituirá.

Até o momento, foi definido que o sexto satélite será equipado com câmaras desenvolvidas em partes iguais por ambos os países, o que garante um aumento da participação brasileira no projeto.

"Alguns assuntos ainda têm que serem discutidos, mas concluímos o estudo de viabilidade da missão CBERS-4A e produzimos um documento que será encaminhado às agências especiais dos dois países para sua avaliação", disse Pereira.

As delegações de ambos os países também iniciaram as discussões sobre a possível criação de uma nova família de satélites de observação da Terra com a qual possam dar continuidade ao projeto conjunto.

"Discutimos propostas preliminares para os satélites CBERS-5 e CBERS-6, assim como uma possível cooperação para a vigilância ambiental com o uso do satélite SAR (Synthetic-Aperture Radar)", acrescentou o representante do INPE.

Os satélites do CBERS contam com poderosas câmaras que permitem ambos os países terem acesso às imagens de alta resolução para projetos como a vigilância do desmatamento e da expansão urbana, assim como para aplicativos agrícolas e ambientais.

Mediante ao CBERS, um projeto de cooperação especial com duas décadas de história, Brasil e China desenvolveram e lançaram três satélites (CBERS-1, CBERS-2 e CBERS-2B), aos que pretendiam somar o CBERS-3 para substituir o CBERS-2, lançado em outubro de 2003 e que deixou de funcionar em 2010.

O CBERS-3, no entanto, foi colocado em órbita em dezembro do ano passado, mas se perdeu no espaço devido a um problema no lançamento.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial desacelera para 0,60% em fevereiro, mostra IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, desacelerou para 0,60% em fevereiro, sobre 0,86% em janeiro, segundo informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal desacelera a 0,55% na 2ª prévia de fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para uma alta de 0,55% na segunda semana de fevereiro, depois de avançar 0,88% no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo está positivo em cerca de R$ 6 bi até dia 26

O saldo de investimentos externos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ficou positivo em cerca de R$ 6 bilhões até o pregão do dia 26, registrando mais um dia de forte entrada de recursos de estrangeiros.

Deixe seu Comentário:

=