Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/04/2011

Cautela do consumidor reduz otimismo de empresários na Páscoa

SÃO PAULO - Para esta Páscoa, os empresários do comércio estão menos otimistas em relação ao faturamento, na comparação com igual data de 2010. As baixas projeções dos executivos podem ser traduzidas pela cautela do consumidor em gastar no período.

Em 2011, 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% preveem redução, segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, divulgada nesta quinta-feira (7).

Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento. O ano de 2011 apresenta a terceira melhor expectativa para as vendas da Páscoa da pesquisa, iniciada em 2006.

Análise por porte
Na análise por porte, 78% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 60% dos respondentes e nas pequenas 46%.

No ano passado, as empresas de grande porte também eram as mais otimistas, com 88% projetando alta no faturamento. O otimismo foi um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, com 68% e 55%, respectivamente.

Regiões
Os varejistas do Centro-Oeste são os mais otimistas, já que 62% deles esperam aumentar seu faturamento na comparação com a Páscoa de 2010. No Norte são 54% dos empresários do varejo na mesma condição, no Sudeste 53%, no Sul 45% e no Nordeste 41%.

Segundo a instituição, tudo leva a crer que as expectativas dos varejistas são de que a maior parte dos consumidores demandem produtos mais baratos e outros compradores, novamente, recorrerão ao parcelamento.

Sobre a pesquisa
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 entrevistou 886 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 14 a 22 de março de 2011.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economist: Dilma deve abolir regras

A revista especializada em economia The Economist publica na sua próxima edição um artigo sobre um "momento decisivo" para a presidente brasileira Dilma Rousseff.

Notícias Gerais, por Redação

Governo assina acordo contra greve da Anvisa em oito Estados

Oito acordos de cooperação foram oficializados entre Estados e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos últimos quatro dias, em uma tentativa de contornar a greve dos servidores da agência, iniciada em 16 de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Otimista, Dilma espera crescimento de até 5% em 2012

Em um encontro para um café da manhã com jornalistas, a presidente Dilma Rousseff, bem-humorada, afirmou que está otimista em relação ao desempenho da economia para próximo ano. A meta pessoal de Dilma para o crescimento em 2012 é de 5%.

Notícias Gerais, por Redação

Índice que reajusta aluguel sobe 0,65% no mês e 7,46% em 12 meses

O índice de preços mensurado pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, avançou 0,65% no mês de setembro, ante alta de 0,44% em agosto.

Deixe seu Comentário:

=