Publicado por Redação em Dental - 23/09/2016

Clarear ou facetar? Qual melhor tratamento para seu sorriso?

 Mas não se esqueça: o acompanhamento de um profissional especializado é fundamental nos dois casos. Foto: Syda Productions / Shutterstock

Um muda só o tom, mas é mais barato. O outro altera cor, formato e até mordida, mas tem um preço bem salgado

O primeiro usa um gel para deixar os dentes mais brancos tirando manchas e corrigindo a colocação dental. O segundo consiste em aplicações de lâminas de cerâmica sobre o esmalte para alterar além da cor, formato, posição e volume do dente. E ai, qual te agrada mais?

Claro que a decisão não é tão simples assim. Existem prós e contras para cada tratamento e só o dentista especializado, após analise e uma conversa séria com o paciente a fim de saber seus desejos e expectativas, poderá indicar qual é o melhor para cada pessoa.

Mas enquanto você não marca sua consulta, a gente conversou com o Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética da Clínica Smiles, para saber os detalhes de cada um desses tratamentos, assim quando você chegar à consulta já terá uma boa base para fazer sua escolha.

Teste da Linguinha

A forma mais simples de se evitar esse problema, e outros que a língua pesa pode causar no futuro, é realizando o Teste da Linguinha assim que o bebê nasce. “Desde 2014 uma lei obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos de todos os hospitais e maternidades do país. É um exame rápido, que não causa dor e tem um custo muito baixo”, diz Roberta.

Por esse exame, que deve ser feito até 24 horas após o nascimento do bebê, é possível indicar a liberação do frênulo lingual, que é um pequeno procedimento cirúrgico conhecido popularmente como pique, para que a língua se movimente adequadamente para poder fazer as funções de sugar e deglutir e, futuramente, mastigar e falar. “Mas infelizmente, nem todas as maternidades do país estão cumprindo a lei ainda”, alerta a especialista.

Custo

Segundo Alexandre, esse primeiro item já determina muitas escolhas, porque a diferença de preço entre os tratamentos costuma ser bem significativa. “No clareamento alteramos o tom do dente, mas mantemos seu formato e por isso os valores são mais baixos, girando em torno de 800 e 2500 reais”, diz o especialista.

Já no caso das facetas é possível mudar a posição, o volume e até mesmo corrigir a mordida. “Aí nesses casos teremos um custo mais elevado que pode variar de 950 a 2750 reais por dente”, diz Alexandre.

Duração do procedimento

O clareamento em consultório também é mais rápido sendo executado com sucesso entre 2 a 4 sessões.

“O caminho das facetas é mais longo, pois consiste em uma primeira fase de preparo que engloba moldagem e envio para o laboratório, que costuma durar de dois a quinze dias, e depois mais 3 ou 4 sessões em consultório para aplicá-las e conseguir um resultado harmônico”, diz o especialista.

Duração do resultado e cuidados pós-tratamento

A diferença do tempo de duração do efeito bonito nos dentes também é um fator determinante para alguns pacientes. O clareamento dental costuma durar de 2 a 3 anos. “Mas isso vai depender dos hábitos e costumes de cada paciente”, diz Alexandre.

Já as facetas podem durar anos indeterminados. “No entanto, neste período podem ocorrer fraturas, descolamentos e até mesmo manchas e ai o dentista deverá fazer os retoques necessários”, diz o especialista.

Os cuidados com ambos os tratamentos são similares: ser rigoroso na higienização bucal, evitar alimentos ácidos ou com uma pigmentação forte que pode manchar o dente como molhos, refrigerante, café e etc e, no caso das facetas, evitar itens duros como amendoins. “As facetas são sensíveis e podem se quebrar com um atrito intenso”, diz o dentista. O acompanhamento do profissional também é fundamental nos dois casos.

Indicação:

Esse item é o mais complexo, pois cada caso é um caso. No entanto, costuma-se indicar o clareamento para quadros onde o problema costuma ser só o tom dos dentes.

“Devemos fazer o clareamento quando os dentes forem bem posicionados, bem alinhados e quando o paciente procura manter a naturalidade e anatomia dos dentes remanescentes. As facetas são mais recomendadas para pessoas que possuem dentes mal posicionados e com problemas de grandes restaurações”, diz o dentista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Flúor auxilia na prevenção contra cáries

Creme dental deve ser utilizado com moderação

Dental, por Redação

Ácidos graxos poli-insaturados podem reduzir a incidência de doença gengival

Novas pesquisas mostram que o consumo alimentar de ácidos graxos poli-insaturados como o óleo de peixe, que possui propriedades anti-inflamatórias conhecidas, é promissor para o tratamento e a prevenção da periodontite,

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=