Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/12/2014

CNBB lança campanha estimulando a população a fazer o teste de HIV

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (27) campanha para estimular as pessoas a fazerem o teste de HIV/Aids. Cuide bem de você e de todos os que você ama é o tema da campanha, que terá material divulgado nas 8 mil paróquias de todo o Brasil a partir do próximo final de semana, e também na TV e nas rádios. O teste está disponível na rede pública de saúde; é gratuito, seguro e sigiloso.

No lançamento da campanha, em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que mais de 100 mil pessoas têm o vírus HIV, mas não sabem, enquanto 720 mil têm o diagnóstico do vírus e cerca de 350 mil desenvolveram a aids. A incidência da doença entre os jovens está aumentando. O agravamento do número de casos não é só no Brasil, acontece também na Europa e nos Estados Unidos.

O ministro acentuou que o Brasil enfrenta a epidemia do HIV há 30 anos, e agora a incidência do vírus cresce principalmente no Norte e no Nordeste, em pessoas jovens. "Esses jovens não passaram por algo que a minha geração passou, de ver seus artistas morrerem de forma dramática", explicou.

O secretário executivo da Pastoral da Aids, frei José Bernardi, disse que a campanha quer sensibilizar as pessoas para a doença. "Fazer o teste é uma forma de cuidar, cuidar de si e das pessoas que amamos". As peças exploram essa ideia e acrescentam informações úteis sobre a prevenção, sobre o HIV e sobre a aids, distinguindo o vírus da doença, porque algumas pessoas têm o HIV, mas não desenvolvem a aids.

Segundo o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, é muito importante fazer o teste para começar o tratamento o quanto antes, mesmo sem sintomas, e também para barrar a transmissão da doença.

Além disso, Barbosa disse que o fato de a igreja católica encabeçar a campanha ajuda a afastar a carga negativa do teste. "A carga da insegurança, do medo, do estigma. Tudo isso são barreiras. Quando a gente tem a força moral da igreja católica a gente consegue que as pessoas se sintam acolhidas, sem medo de discriminação", ressaltou o secretário.

Fonte: noticias.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal cai em três capitais no final de fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na última semana de fevereiro registrou registrou variação de 0,24%, com queda de 0,03 ponto percentual da taxa divulgada na última apuração segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Notícias Gerais, por Redação

Fabricante de caminhões comemora elevação do IPI de importados

O presidente da Man Latin America, dona da marca Volkswagen para caminhões e ônibus, Roberto Cortes, elogiou nesta sexta-feira a medida anunciada pelo governo de elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados.

Deixe seu Comentário:

=