Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/09/2011

Fabricante de caminhões comemora elevação do IPI de importados

O presidente da Man Latin America, dona da marca Volkswagen para caminhões e ônibus, Roberto Cortes, elogiou nesta sexta-feira a medida anunciada pelo governo de elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados.

Segundo o executivo, a concorrência havia se acirrado nos últimos anos por conta da desvalorização do dólar, o que deixava a indústria nacional em desvantagem. "Nós consideramos estas medidas com muito bons olhos, e vindas na hora certa. Estava acontecendo uma avalanche de produtos importados", disse o Cortes.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem aumento do IPI para montadoras que não atenderem requisitos de pelo menos 65% de conteúdo nacional em seus veículos. O impacto ao consumidor será uma alta de preços de até 28% nos preços dos carros e caminhões que descumprirem o índice de nacionalização.

O aumento de imposto será gradativo, de acordo com a potência do veículo, e abrange automóveis de passeio, veículos e caminhões. O IPI, que hoje varia entre 7% e 25% ficará entre 37% e 55% para quem estiver com peças não fabricadas no Brasil acima da meta. A medida vale até dezembro de 2012


INVESTIMENTO

A MAN anunciou um investimento de US$ 15 milhões nas sua operações no México. A partir de 2012, a montadora ampliará sua atuação naquele país com a introdução dos caminhões Volkswagen Constellation e do chassi de ônibus rodoviário Volksbus. Cortes disse que planos de expansão no Brasil também estão em etudo pela empresa para os próximos dois anos.

Segundo o executivo, em vendas totais no Brasil, a Man Latin America deve superar a marca de 70 mil unidades este ano. Em 2010, a venda total da marca foi de 65.630, de acordo com Cortes.

O presidente da montadora se mostrou otimista com o crescimento do país, apesar da crise internacional, e espera que a economia demande uma renovação da frota de caminhões e ônibus.

"Além do crescimento da economia, talvez tenhamos necessidade adicional de produção e venda em função desta necessidade de renovação de frota", avaliou Cortes. Ele disse que 30,3% dos caminhões vendidos em todo o país de janeiro a agosto foram da marca Volkswagen.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.09.11
 


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