Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/01/2011

Como fica a questão da saúde mental?

Matéria de Claudia Collucci na Folha de São Paulo apresenta levantamento feito pela IMS Health (instituto que audita a indústria farmacêutica) demonstrou que o clonazepan (ansiolítico- Rivotril) é o segundo medicamento mais vendido no Brasil (só perde para o anticoncepcional Microvlar). Entre 2006 e 2010 houve um aumento de 36% nas vendas, que chegaram a 18,45 milhões de caixinhas.  Trata-se de um cenário brasileiro, pois em muitos países há uma redução no consumo destes medicamentos.

Muitos estudos têm demonstrado que a questão da saúde mental e emocional é de fundamental importância. Está associada a aumento nos custos de hospitalizações, utilização do sistema de saúde, absenteísmo, presenteísmo, acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Deste modo, está fortemente relacionada aos custos diretos e indiretos em saúde.

No entanto, o tema é abordado apenas de forma marginal pelos gestores em saúde. As operadoras passaram a oferecer algum tipo de cobertura apenas após exigências legais e da ANS. No entanto, se observa que ao invés de se aproveitar a oportunidade para buscar modelos de prevenção e tratamentos efetivos, em geral há a oferta de serviços de qualidade discutível e sem o devido acompanhamento de resultados.

Por outro lado, as empresas têm constatado que os afastamentos agrupados no código "F" do CID (doenças mentais e emocionais) estão entre os mais prevalentes, mas não enxergam a questão de maneira estratégica. As abordagens relacionadas à gestão do stress são frequentemente superficiais e, não raro, de caráter meramente lúdico.

Sente-se também a falta de profissionais de saúde que possam realizar abordagens (de prevenção e tratamento) efetivas, seguindo protocolos cientificamente aprovados. Volta-se à questão da formação profissional.

Enfim, o tema saúde mental e emocional deve estar na pauta do planejamento dos gestores em saúde e ser enxergado como estratégico.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 24.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil enfrentará primeiro verão com dengue e chikungunya

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre chikungunya

Saúde Empresarial, por Redação

Nos últimos dez anos, Brasil tem déficit de 54 mil médicos

Dos 13 mil profissionais pedidos pelas prefeituras para áreas carentes, apenas 3.800 foram contratados pelo programa que paga R$ 8 mil e concede bônus para carreira de especialista

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde que negar cobertura poderá ser multado e até suspenso

  Ministério da saúde anuncia novas regras nesta quarta-feira (24). Cobertura é motivo de 75% das reclamações feitas contra planos.

Saúde Empresarial, por Redação

Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor

Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina de gripe tem baixa eficácia, segundo pesquisa

Não é lá essas coisas, mas é melhor que nada. Um estudo rigoroso das vacinas anuais contra a gripe mostrou que a sua eficácia é bem menor do que se imaginava: 59% de proteção, em vez dos mais de 90% que se espera de uma vacina certinha.

Deixe seu Comentário:

=