Publicado por Redação em Dental - 07/11/2011

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura. A conclusão é da tese "Avaliação do potencial erosivo de sucos de frutas tropicais brasileiras", da cirurgiã-dentista Adelsilene das Graças Cavalcanti Veras, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ligada à Unicamp.

No trabalho, polpas de frutas muito comuns no Nordeste, como camu-camu, cupuaçu e umbu, diluídas em água, tiveram seu pH medido. Quanto menor o índice, mais ácido é o alimento ou bebida. A professora Cínthia Pereira Machado Tabchoury, orientadora da tese, diz que o resultado se aplica também a outras frutas ácidas, como limão, maracujá e abacaxi; a refrigerantes e até ao vinho. Ela frisa, porém, que o simples consumo não causa erosão. Há outros fatores, como a forma e a frequência de ingestão.

- Não há como precisar a frequência com que se pode tomar sucos ou comer frutas cítricas sem provocar a erosão. Mas pode-se tomar alguns cuidados: deve-se evitar, por exemplo, tomar o suco aos pouquinhos, ou bochechá-lo antes de engolir, o que é relativamente comum na literatura médica. O melhor é tomar ou comer tudo de uma vez - diz ela.

As características particulares de cada organismo também devem ser levadas em conta, acrescenta:

- Pessoas com pouca saliva são mais propensas a sofrer erosão dental, porque a saliva protege os dentes. Assim como aquelas que sofrem de patologias como o refluxo gastro-esofágico, em que o ácido dos alimentos volta à boca, ou bulimia, em que a pessoa provoca o vômito.

Segundo a especialista, bebidas com pH abaixo de 4 têm potencial para levar à erosão dental. Na pesquisa, a fruta com menor pH foi o umbu, com 2,5. No caso dos vinhos, diz Cínthia, o tinto tem pH em torno de 3,4, e o branco, de 3,7.

Para prevenir a erosão dental, é importante evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidos, acrescenta ela. É preciso esperar ao menos meia hora antes de fazer a higiene:

- Isso porque o ataque do ácido dos alimentos aos dentes é instantâneo, e ele faz com que os minerais presentes na superfície dos dentes amoleçam. Se a pessoa usa a escova de dentes logo a seguir, acaba removendo estes mineirais. O melhor é esperar para que a saliva os reponha.

Cárie e erosão são diferentes. Enquanto a cárie é produzida por bactérias presentes em placas formadas sobre os dentes, a erosão só acontece onde não há placas. Estudos feitos no exterior estimam que 30% da população mundial tenha algum tipo de erosão dental, conta a professora Cínthia.

Fonte:http://www.paraiba.com.br|07.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Dental, por Redação

Pacientes internados terão direito a acompanhamento odontológico

Aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de abril de 2012, o projeto de Lei 2776/08 torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dental, por Redação

Dentadura: Vantagens e Desvantagens

Substitui os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais.

Deixe seu Comentário:

=