Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/02/2014

Conta da luz pode subir 4,6% para cobrir déficit

 A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) quer que os consumidores paguem, em 2014, um total de R$ 5,6 bilhões para cobrir o déficit estimado para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Isso provocaria aumento de 4,6%, na média, nas tarifas neste ano. A proposta ficará em audiência pública entre amanhã e 16 de março.
 
Segundo técnicos da agência, os valores, quando aprovados, serão repassados às tarifas dos consumidores nas respectivas datas de reajustes das distribuidoras que os atendem.

A CDE é um dos encargos da conta da luz. Dentre outras finalidades, a CDE serve para custear os descontos nas tarifas de energia dos consumidores de baixa renda e a universalização do fornecimento de energia por meio do Programa Luz para Todos.

A conta também custeia desonerações tarifárias. Assim, parte do aumento neste ano virá para compensar o corte médio de 20% na energia elétrica determinado pelo Planalto em janeiro do ano passado. Portanto, caso o reajuste de 4,6% seja realizado, uma das principais bandeiras do atual governo, a redução na conta da luz, pode ficar comprometida.

Despesa maior

O rombo da CDE em 2014 será, no entanto, maior que o estimado pela Aneel, porque ainda não foram incluídos os gastos adicionais das distribuidoras com o custo da geração termelétrica, devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas por falta de chuvas.
 
Fonte: Seu Valor.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa tem alta após leilão de títulos na França

A Bovespa operava em alta nesta segunda-feira, após um leilão bem sucedido de títulos na França, e também sob influência do vencimento de opções sobre ações, com foco em Petrobras e Vale.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em baixa nesta quinta-feira

O dólar opera em baixa frente ao real na manhã desta quinta-feira (12), após a estabilidade da véspera, em linha com o ambiente mais favorável a riscos nos mercados internacionais.

Deixe seu Comentário:

=