Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/05/2012

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

O quadro doméstico ainda é positivo, com a carteira de crédito total devendo expandir 16,2% este ano, o que não representa uma mudança significativa em relação a projeção anterior, comenta Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Para ele, a taxa de inadimplência - estimada em 5,3% neste ano - não é um risco para a saúde do sistema bancário, embora esteja num patamar bastante elevado, o que dificulta uma recuperação um pouco mais rápida do crédito.

A expectativa é que se tenha uma retomada mais acentuada do crédito no longo prazo. "À medida que a condição econômica doméstica mostre melhora, devemos ver um aumento nas operações de crédito e redução da taxa de inadimplência", disse Sardenberg.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro.

Notícias Gerais, por Redação

Auditores fiscais da Receita vão paralisar atividades por 48 horas

Os auditores fiscais da Receita Federal vão parar de trabalhar por 48 horas a partir desta quarta-feira. A medida é um protesto "contra a dificuldade de negociação" com o governo, informou nota do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Notícias Gerais, por Redação

Citi espera recuperação dos mercados de ações no segundo semestre de 2012

O mercado de ações brasileiro reflete o mau momento que a economia vem vivendo, em meio à preocupação com a grande possibilidade de saída da Grécia da Zona do Euro, à fraqueza na economia chinesa e à queda do preço das commodities, avalia a equipe de análise da Citi Corretora.

Deixe seu Comentário:

=