Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/05/2012

Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.

"Já tivemos alguma melhora na concessão e nas taxas, que têm caído em varias modalidades. Reflexo da queda da taxa básica de juros e de um movimento mais recente de queda dos spreads", afirmou Tombini.

O presidente do BC participa de evento em São Paulo promovido pelo Lide, grupo de líderes empresariais encabeçado por João Dória Júnior.

Tombini afirmou que essa melhora tende a ajudar na redução da inadimplência e na ampliação do crédito.

"As condições de financiamento têm um papel importante para melhorar a qualidade do crédito. Se conseguirmos redução nos spreads, teremos concessão em bases mais solidas", afirmou.

"O BC está olhando com cuidado para essa questão, o credito é o ativo principal do sistema financeiro. Temos que cuidar para que os incentivos sejam corretos na expansão", disse.

INFLAÇÃO E CÂMBIO

Tombini classificou como "moderado" o risco de repasse da alta do dólar para a inflação. Ele argumenta que o grau de contágio dos preços internos como reflexo do câmbio diminuiu ao longo dos anos. Segundo diz, no curto prazo é de 3% a 4% e, no longo prazo, de 8%.

Além disso, afirma o presidente do BC, é preciso esperar que a volatilidade no mercado de câmbio diminua e a taxa se estabilize para que sejam verificados os efeitos sobre a economia brasileira.

"Esse último movimento do dólar responde a um movimento global, com todas as moedas se desvalorizando contra o dólar. Temos que aguardar para ver até onde vai esse processo, onde se estabiliza, para tecer considerações. Por enquanto, o fato é que o repasse tem diminuído e nós temos que aguardar", afirmou.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Falhas e disputa com CRMs atrasam em 1 semana início de médicos do exterior

Governo anuncia que dará semana de 'acolhimento' nas capitais para profissionais formados em outro país, mas estratégia é ganhar tempo para resolver resistências ao programa, sobretudo na concessão de registros provisórios por conselhos

Notícias Gerais, por Redação

Dia das Mães: Procon dá dicas e lembra dos direitos na hora da compra do presente

A poucos dias de uma das datas mais importantes para o comércio - o Dia das Mães - é hora de procurar os presentes. Eletrônicos, flores, roupas, cosméticos ou joias? As dicas, para acertar no presente, giram em torno da real necessidade da sua mãe e da situação do seu orçamento.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Deixe seu Comentário:

=